icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

'Trapaça' ganha mais força

Além de Melhor Filme, 'Trapaça' venceu nas categorias de Melhor Atriz e Melhor Atriz Coadjuvante, na 71ª edição do Globo de Ouro.

Publicado em 14/01/2014 às 6:00 | Atualizado em 26/05/2023 às 17:31

Democrático e sem muitas surpresas, a 71ª edição do Globo de Ouro, realizada no último domingo, em Los Angeles (EUA), consolidou dois filmes na corrida para a estatueta dourada do Oscar: a comédia Trapaça, que levou três prêmios, e o drama histórico 12 Anos de Escravidão, que levou a categoria principal.

Candidato sério ao Oscar, Trapaça também comprova a boa fase de duas atrizes (e do seu diretor, David O. Russell). Além de Melhor Filme (comédia ou musical), o longa venceu nas categorias de Melhor Atriz Coadjuvante para Jennifer Lawrence (que ganhou o Oscar por O Lado Bom da Vida, do mesmo diretor) e Atriz (comédia ou musical) para Amy Adams (que foi indicada várias vezes ao Oscar por filmes como O Vencedor, também de Russell). O longa mostra um casal de trambiqueiros que se vê obrigado a colaborar com um agente do FBI.

Direção do britânico Steve McQueen sobre a história real de um homem negro livre vendido como escravo, 12 Anos de Escravidão saiu da premiação apenas com o troféu de Melhor Filme (drama), o que fortalece como favorito ao Oscar.

Os críticos da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA, na sigla em inglês) garantiram a surpresa da noite com um ator que está fazendo sua ‘retomada de carreira’. No papel de eletricista texano portador do vírus HIV em Clube de Compras Dallas, Matthew McConaughey derrotou o favoritismo de Chiwetel Ejiofor, protagonista de 12 Anos de Escravidão, e de Tom Hanks, pelo seu Capitão Phillips.

Também por Clube de Compras Dallas, um irreconhecido Jared Leto (como um travesti soropositivo) recebeu o Globo de Ouro como Melhor Ator Coadjuvante.

Sempre meio esquecido nas premiações, o galã Leonardo DiCaprio desbancou o veterano Bruce Dern (Nebraska) com seu papel (cômico?) em O Lobo de Wall Street, mais um filme de Martin Scorsese. Ele foi o Melhor Ator em comédia ou musical.

O virtuosismo técnico e complexo de Gravidade resultou para o seu realizador, o mexicano Alfonso Cuarón, o prêmio pela sua direção, o único para a produção sucesso de público e crítica.
Como era de se esperar, o homenageado da noite com o prêmio Cecil B. DeMille, Woody Ellen, não compareceu à cerimônia, mas foi representado pela atriz Diane Keaton.

Pelo mais recente filme de Allen, Blue Jasmine, Cate Blanchett também confirmou ser favorita e foi a Melhor Atriz (comédia ou musical).

Na categoria Melhor Filme Estrangeiro, uma surpresa: na queda de braço entre o badalado francês Azul é a Cor Mais Quente e o dinamarquês A Caça, quem ganhou foi o italiano A Grande Beleza.

Na TV, Breaking Bad recebe sua consagração final como Melhor Série (drama). Intérprete do protagonista Walter White, o ator Bryan Cranston também recebeu o Globo de Ouro pelo seu papel.

CONFIRA OS VENCEDORES DO 71º GLOBO DE OURO

CINEMA
Melhor Filme (drama)
12 anos de escravidão
Melhor Filme (comédia ou musical)
Trapaça
Melhor Ator (drama)
Matthew McConaughey (Clube de Compras Dallas)
Melhor Atriz (drama)
Cate Blanchett (Blue Jasmine)
Melhor Ator (comédia ou musical)
Leonardo DiCaprio (O Lobo de Wall Street)
Melhor Atriz (comédia ou musical)
Amy Adams (Trapaça)
Melhor Ator Coadjuvante
Jared Leto (Clube de Compras Dallas)
Melhor Atriz Coadjuvante
Jennifer Lawrence (Trapaça)
Melhor Diretor
Alfonso Cuarón (Gravidade)
Melhor Roteiro
Spike Jonze (Ela)
Melhor Filme Estrangeiro
A Grande Beleza (Itália)
Melhor Canção Original
‘Ordinary love’, do U2 (Mandela: Long Walk to Freedom)
Melhor Trilha Original
All is Lost
Melhor Animação
Frozen: Uma Aventura Congelante


TV
Melhor série de TV (drama)
Breaking Bad
Melhor Ator em Série de TV (drama)
Bryan Cranston (Breaking Bad)
Melhor Atriz em Série de TV (drama)
Robin Wright (House of Cards)
Melhor Série de TV (comédia ou musical)
Brooklyn Nine-nine
Melhor Ator em Série TV (comédia ou musical)
Andy Samberg (Brooklyn Nine-nine)
Melhor Atriz em Série de TV (comédia ou musical)
Amy Poehler (Parks and Recreation)
Melhor Ator em Minissérie ou Filme para a TV
Michael Douglas (Minha Vida com Liberace)
Melhor Atriz em Minissérie ou Filme para a TV
Elisabeth Moss (Top of the Lake)
Melhor Ator Coadjuvante em Série, Minissérie ou Filme para a TV
John Voight (Ray Donovan)
Melhor Atriz Coadjuvante em Série, Minissérie ou Filme para a TV
Jacqueline Bisset (Dancing on the Edge)

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp