icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Uma noite de consagração

Música ‘No céu também tem forró’, de Jairo Madruga e Fábio Smith, foi a grande campeã do Forró Fest 2014.

Publicado em 10/06/2014 às 6:00 | Atualizado em 30/01/2024 às 14:06

A música ‘No céu também tem forró’, de Jairo Madruga e Fábio Smith, foi a grande campeã do Forró Fest 2014. A cantora Ana Paula Nogueira foi eleita a melhor intérprete, cantando a música “Ser nordestino é ter poder”, de Juscelino Jerônimo, que também ficou em segundo lugar.

Uma multidão lotou o Parque do Povo na segunda noite do ‘Maior São do Mundo’ para assistir à finalíssima do festival, que completou 26 anos este ano. A festa foi animada pelo cantor Capilé, que abriu as apresentações dos 12 finalistas, Ton Oliveira, homenageado com o Troféu Asa Branca, e pela dupla Sirano & Sirino.

Jairo falou sobre a emoção de ganhar o Forró Fest após tantos anos abrindo o São João cantando o clássico 'Olha pro céu', de Luiz Gonzaga. “Desde o início, eu canto na abertura desta festa linda. É mais do que uma honra este momento pra mim.

Agradeço ao Rei do Baião e a Dominguinhos, que sempre me inspiraram, e a toda organização do festival”, disse.

O compositor Fábio Smith também agradeceu a premiação.

“Não tenho palavras para agradecer e dizer o que estou sentindo. É a primeira vez no Forró Fest, mas já sou parceiro há muitos anos de Jairo Madruga e é muito bom dividir com ele esse momento”, afirmou.

Já Ana Paula Nogueira agradeceu o carinho do público. “Esse festival é grandioso e o público foi muito carinhoso com a gente. Estamos muito felizes”, falou, também em nome do autor Juscelino Jerônimo.

O terceiro colocado foi Genildo Maciel, com a música 'Lamento sertanejo', defendida por João Paulo. Natural de Sumé, ele prestigiou o público da cidade que esteve no Parque do Povo: “Muito obrigado a todos e, principalmente, ao povo de Sumé. Esse prêmio eu divido com vocês”.

Os vencedores foram premiados com troféus e motocicletas 0 km, sendo que o primeiro lugar recebeu uma Honda CB 300 Standard; o segundo colocado, uma Honda CG 125 Fan e o terceiro, uma Honda Pop. Já a melhor intérprete ganhou um cheque no valor de R$ 3 mil. O portal G1 Paraíba transmitiu toda a premiação, ao vivo, direto do Parque do Povo.

ELIMINATÓRIAS

As 12 músicas finalistas foram selecionadas ao longo de quatro eliminatórias, entre mais de 300 inscritas. Em Cabedelo foram escolhidas 'No céu também tem forró', de Jairo Madruga e Fábio Smith; 'Mei de festa', de Ismênia Tereza, interpretada por André Torres e 'A invenção do baião', de Aldo Marques. Em Sousa, foram classificadas 'Ser nordestino é ter poder', interpretada por Ana Paula Nogueira, 'Forrobol', interpretada por João André, e 'Minha terra é meu lar”, cantada por Judimar Dias.

Já no Conde foram selecionadas: 'Cultura paraibana', interpretada por Jailson Lima e composta por Williams Barbosa, 'Do Sertão ninguém sai', de autoria de Severino Luiz de Araújo, e levada ao palco por Nonô Germano, e 'No meu tempo de menino', do cantor e compositor Roosevelt Fernandes. Em Itabaiana foram escolhidas: 'Lamento sertanejo” de Genildo Maciel, com interpretação de João Paulo, 'O maior São João', de Fredi Guimarães e 'Utopia nordestina', de Edno de Luna.

Para o superintendente da Rede Paraíba de Comunicação, Guilherme Lima, o festival se consagra como sucesso de público e celeiro de grandes artistas.

“O Forró Fest é sempre espetacular. Foram cinco grandes festas com grande público em todas elas. A qualidade das músicas foi excelente. Tivemos muitas inscrições fora do Estado, de modo que estamos muito contentes com o evento. O papel do Forró Fest é divulgar as músicas que os nordestinos tanto gostam, por este motivo, todos os anos, ele vem divulgando novos talentos”, declarou.

O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, destacou a importância do Forró Fest que, segundo ele, há 26 anos enaltece a cultura paraibana de raiz e valoriza os cantores e compositores locais.

“Acho o festival fantástico. O Forró Fest se confunde em termos de tempo com o maior São João do Mundo. E tem contribuído com muito êxito para descobrir não só compositores, mas também cantores que se revelam para todo o Brasil. Campina Grande fica muito feliz de emprestar esse palco maravilhoso para a final do Forró Fest”, assinalou o prefeito.

TROFÉU ASA BRANCA

Em 1991, a equipe do Forró Fest incluiu o Troféu Asa Branca na premiação, para homenagear os mais importantes nomes da música nordestina. A cantora Marinês foi a grande homenageada da primeira edição e voltaria a receber o troféu em memória, no dia 16 de junho de 2007, pouco mais de um mês após seu falecimento, que aconteceu no dia 14 de maio daquele ano. Em 2013, o homenageado foi o cantor Dominguinhos. Este ano, Ton Oliveira recebeu o troféu.

“Recebo com muita honra esse troféu que celebra 23 anos de uma carreira dedicada à música nordestina. Desde o início o Forró Fest é uma dos mais importantes festivais de música desse país”, comentou.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp