icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Vitor e Lu Cafaggi autografam álbum 'Turma da Mônica-Laços' em JP

Sessão de autógrafos dos quadrinistas mineiros acontece durante o HQPB, no Espaço Cultural.

Publicado em 17/10/2015 às 13:23


Quando foram convidados para uma continuação do álbum Turma da Mônica - Laços, a lição de casa para os irmãos mineiros Vitor e Lu Cafaggi foi bem mais desafiadora em virtude da projeção que o projeto ofereceu às suas carreiras.

“A ideia da história demorou um pouco mais”, confessa Vitor. “A pressão foi grande depois de Laços, que ganhou quatro prêmios HQ Mix (no ano passado). Isso acaba pesando na continuação”.

A partir das 19h, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, os quadrinistas se juntam ao editor Sidney Gusman, o pernambucano Lobo Borges (de Ledd), a dupla potiguar ‘Eudetenis’ (autores de Mothercracy) e os paraibanos Mike Deodato Jr. (desenhista de Vingadores) e Shiko (de Piteco - Ingá) para uma sessão de autógrafos dentro da programação da 8ª edição do HQPB, convenção de cultura pop.

Depois da aventura de Laços, envolvendo Mônica, Magali, Cascão e Cebolinha na busca de Floquinho, o desaparecido cãozinho deste último, Turma da Mônica - Lições coloca o quarteto criado por Mauricio de Sousa numa jornada mais intimista, onde cada um descobrirá o real valor e sentido da palavra amizade.

Após um grave erro na escola, todos terão que encarar as consequências radicais como castigos: Mônica é transferida para outra unidade de ensino e fica sem contato com a turma durante uma semana; Cebolinha tem sessões de fonoaudiologia para corrigir sua constante troca do ‘r’ pelo ‘l’; a gulosa Magali é inscrita num curso de etiqueta e o Cascão começa a frequentar – pasmem!– aulas de natação, mesmo com o seu famoso medo de água.

O roteiro é feito a quatro mãos de um modo que posteriormente nenhum saberia qual foi a ideia do outro, de acordo com Vitor Cafaggi. Na arte, ele toma conta dos traços do presente, enquanto sua irmã caçula é responsável pelos flashbacks.

“A história tem cores um pouco mais intimistas (feita pelos irmãos junto com Paula Markiewicz)”, aponta. “Laços é mais uma aventura; já Lições é voltado para o drama”, resume.

Vitor pondera que eles evitaram cair nos clichês fáceis ao longo da trama. Com um final aberto – “nem totalmente feliz, nem triste” –, a dupla contou também com a maturação profissional para mostrar o amadurecimento dos personagens, soltos das amarras dos gibis de linha da Mauricio de Sousa Produções nesta continuação. “Tínhamos uma liberdade maior”, explica. “Ficamos confortáveis para fazermos nossa própria cronologia”.

HOJE NO HQPB


Neste sábado, a partir das 11h, será promovida no 8° HQPB uma palestra intitulada ‘Além de ser Mestre: Game Design para RPG’, ministrada por Felipe Headley.

Às 14h30, será apresentado um workshop de ‘Composição Ilustrativa’, por ‘Eudetenis’. No mesmo horário, será debatida a produção de conteúdo na internet por criadores de podcasts.
Os dubladores da série Cavaleiros do Zodíaco – Mauro Castro, Sílvia Goiabeira, Fábio Moura e Luiz Antônio Lobue – fazem palestra às 16h e Johnni Langer ministrará ‘A Mitologia Nórdica nas HQs’, às 18h.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp