Bolsa de valores é opção para investidores

Especialistas do mercado financeiro não recomendam essas opções de investimentos para outubro.

Apesar da forte alta no dólar no mês de setembro (18,14%) e do ouro nos nove primeiros meses do ano (19,39%), os especialistas do mercado financeiro não recomendam essas opções de investimentos para outubro. A maioria aposta em investimentos de maior risco, como a Bolsa de Valores, que estão na baixa, e os fundos multimercados, atrelados em inflação.

Com 0,6%, a caderneta de poupança rendeu em setembro menos que a inflação medida no mercado financeiro pelo IGP-M (0,65%). No acumulado, a poupança (5,6%) também perde para o IGP-M (7,46%).

Segundo o consultor financeiro e sócio da Sir Investimentos, em João Pessoa, Rodrigo Guedes, o ouro é um investimento mais defensivo e procurado quando há incerteza no mercado financeiro. “Esta crise internacional tem levado a uma grande procura por ouro, que é um ativo muito seguro, pois muitos países têm reservas lastreadas com o metal”, explica.

Em relação à alta da moeda americana, o especialista também não é otimista. Segundo ele, a tendência é que o real se fortaleça em outubro, pois a economia brasileira está suportando sem muitos danos a crise internacional. “O que está fazendo o dólar subir é a alta procura pela moeda, pois a crise na Europa tem feito as pessoas venderem euro e procurado uma moeda mais estável para investir”, explica.

Para o consultor financeiro e sócio da Futura Investimentos, Eduardo Malheiros, a baixa nas bolsas de valores torna o investimento em ações ainda mais interessantes. “Os ativos estão sendo negociados em custos muito interessantes, quando a Bolsa cai é interessante comprar ações no mercado. A recomendação para o investidor é buscar cada vez mais os fundos de renda variável em detrimento aos de renda fixa”, orienta.

Como as ações com boa chance de lucro, ele destaca as tradicionais Petrobras e Vale, e no segmento Grande Varejo Lojas Americanas e o Hipermarcas. Já Guedes indica que investimentos podem ter retorno positivo são os dos setores elétrico e de saneamento.

Já para investidores que não querem correr tantos riscos, os fundos de investimento multimercado são opções mais seguras, porém menos rentáveis.

“Todos os fundos de renda fixa são interessantes, desde que os índices estejam atrelados à inflação, como o IPCA. O governo tem cortado cada vez mais as taxas de juros básico (Selic) e tolerado as altas na inflação”, explica o consultor Eduardo Malheiros.