Ações de paraibanos na bolsa de valores têm estabilidade

Números da Bovespa mostram que o volume movimentado pelos paraibanos em ações se manteve praticamente estável em novembro em relação a outubro.

Apesar das quedas constantes e um dos piores anos para os investidores na bolsa de valores, os números da Bovespa mostram que o volume movimentado pelos paraibanos em ações se manteve praticamente estável em novembro em relação a outubro (-1,15%). O montante movimentado foi de R$ 196,1 milhões contra R$ 198,4 milhões em outubro.

O número de investidores também se manteve estável no penúltimo mês do ano (-0,26%) Apenas sete deles deixaram de investir em outubro (2.691) para novembro (2.684). Comparado aos número de investidores em janeiro deste ano também não registrou queda forte de pessoa física (2,7 mil). O número de investidores do sexo feminino em relação ao número de homens ainda continua baixa: apenas 631 mulheres contra 2.053 homens.

De acordo com o agente de investimentos Sérgio Guedes, a estabilidade nos valores investidos na bolsa de valores neste ano é um reflexo do mercado brasileiro, que por conta da crise internacional, está menos atraente do que os anos anteriores.

“Como não é um ano bom para o mercado e para a bolsa, os investidores estão buscando investimentos mais conservadores, mais como fundos de renda fixa”, explica.

Guedes diz que, ainda assim, os valores investidos no Brasil são muito menores do que em outros países, e que o brasileiro ainda busca investimentos mais conservadores em detrimento a bolsa de valores. “Na Argentina, onde a economia é menor e menos aquecida do que no Brasil, e lá 7% da população investe na bolsa. Aqui, cerca de 0,5% da população investe, o que quer dizer que temos muito o que crescer”, avalia o agente.

Para 2012, Guedes diz que, com a economia brasileira aquecida e a com a população capitalizada, os investimentos mais atraentes passam a ser em ações voltadas para o mercado brasileiro.