Francal destaca potencial

Empresas paraibanas irão participar de feira internacional, presidente do evento visitou o polo calçadista de Campina Grande.

O presidente da Francal – Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios, Jamir Abdala, visitou ontem Campina Grande, para conhecer o polo calçadista da cidade e destacou que esse setor tem sido visto com cada vez mais respeito pelos investidores e empresários do ramo. Ele disse que cerca de 25 marcas paraibanas deverão expor no evento, que acontece de 26 a 29 de junho, em São Paulo, onde serão apresentadas as tendências para as coleções primavera-verão.

Essa foi a primeira vez que o presidente da Francal veio a Campina Grande promover a feira e conhecer as potencialidades da região. “A Paraíba tem crescido cada vez mais nesse segmento, pois tem investido forte em qualificação. O Centro de Couro e Calçados de Campina Grande é um diferencial, pois tem capacitado o mercado produtivo, desde a sua base”, disse durante sua visita ao Centro de Tecnologia do Couro e do Calçado (CTCC) Albano Franco.

Considerado o grande encontro do ano da cadeia coureiro-calçadista, a Francal reunirá mais de mil expositores de diferentes Estados brasileiros no maior complexo para eventos de negócios da América Latina, o Anhembi. “Os estandes da Paraíba despertam cada vez mais interesse, por isso achamos conveniente vir pessoalmente fazer esse contato com os empresários locais”, afirmou Abdala.

Sobre as expectativas para o setor calçadista do país, ele disse que elas são boas e que o maior entrave continua sendo o custo Brasil. “A alta carga tributária e os empecilhos para aumentar as exportações são algumas barreiras que temos que enfrentar. O calçado chinês ainda continua atrapalhando, apesar de algumas medidas terem sido adotadas para frear esse comércio desleal”, comentou.

O gerente do CTCC, Josué Casimiro, disse que a visita do presidente da Francal é um indicativo de que as empresas de calçados da Paraíba estão evoluindo. Disse ainda que o centro continuará fomentando novos negócios e a profissionalização do setor. “No Estado, a informalidade supera mais que o dobro o número de empresas formais, que são em torno de 150”, contabiliza. O gerente informou que de 5 a 7 de junho será realizada a ‘Gira Calçados’, em Campina Grande, evento que também será vitrine do calçado paraibano.