Produção industrial cresce na região Nordeste no mês de fevereiro

Região Nordeste registra 5,1% em pesquisa e 11 dos 15 locais pesquisados pelo IBGE também apresentam acréscimo na indústria.

A região Nordeste está entre os locais que registraram alta na produção industrial, em fevereiro de 2022. O dado é da Pesquisa Industrial Mensal (PIM Regional), do IBGE, divulgada nesta sexta-feira (8). Dos 15 locais analisados, 11 apresentaram taxas positivas com o avanço de 0,7% da atividade industrial nacional. O levantamento foi divulgado nesta sexta-feira (8), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os locais que apresentaram as expansões mais acentuadas foram Pará (23,9%) e Pernambuco (10,2%). Os dois estados voltaram a crescer após recuo em janeiro de 2022 e em dezembro de 2021. Em seguida estão Amazonas (7,8%), Minas Gerais (7,3%), Ceará (6,0%), Região Nordeste (5,1%), Bahia (3,4%), Goiás (1,4%), Paraná (1,3%), Santa Catarina (1,1%) e São Paulo (1,1%) entre os locais com índices positivos em fevereiro.

Para o analista da pesquisa, Bernardo Almeida, o Pará se destacou principalmente pelo desempenho positivo do setor extrativo. O crescimento em Pernambuco está relacionado ao setor alimentício, com destaque para o açúcar, e ao setor de equipamentos de transporte.

A pesquisa também apresenta o acumulado do ano, em comparação ao mesmo período do ano anterior, sendo verificada redução na produção nacional em 9 dos 15 locais analisados. A Região Nordeste registrou taxa negativa mais acentuada do que a média nacional com -6,2%, mas os destaques são para Ceará (-20,1%) e Pará (-14,5%).