Paraíba está entre os estados com maior proporção de MEIs

O estado também está entre os com maior proporção de donos de negócios que ganham até 1 salário mínimo.

Segundo o SEBRAE , no primeiro semestre de 2021, houve um aumento recorde de abertura de micro e pequenas empresas no país.

A Paraíba está entre os quatro estados com maior proporção de microempreendedores individuais (MEIs) em 2021. Os dados, divulgados nesta terça-feira (5), são do levantamento do Sebrae para o “Atlas dos Pequenos Negócios”.

Segundo o documento, em 2021, do total de pequenos negócios abertos na Paraíba (53.400), 82,9% é de microempreendedor individual, sendo um dos estados com a maior proporção de MEIs (44.273) abertos do país junto com Rio de Janeiro, Alagoas e Sergipe. Ao todo são 155.680 MEIs inscritos no estado, com 79% deles em atividade.

O estado também registrou a abertura de 7.901 microempresas e 1.226 empresas de pequeno porte. A taxa de sobrevivência de uma empresa após dois anos de aberta é de 83,3% no estado, enquanto o risco de mortalidade é de 1,5%.

De acordo com o atlas, o perfil de donos de negócios no estado em 2021, apresenta 34% de mulheres, 66% se auto classificavam como negros e 31% tinham até 34 anos no estado, o que se considera dentro da faixa etária tida como jovens. 92% trabalham sem nenhum empregado e a a maioria das empresas se concentra no setor de serviços (30%).

A Paraíba também está entre os estados com maior proporção de donos de negócio que ganham até 1 salário mínimo por mês, sendo 70%, ficando entre Piauí (72%) e Amazonas (68%).

O presidente do Sebrae, Carlos Melles, destacou a força dos pequenos negócios “Em países desenvolvidos, a participação dos pequenos negócios no PIB fica em torno de 40% a 50%. Se em 10 anos nós conseguirmos promover esse crescimento, toda a economia sai beneficiada, graças ao poder que as MPE [Micro e pequenas empresas] têm de gerar renda e empregos”, avaliou.