icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Black Friday 2022: veja como não cair em golpes na internet

Quem vai às compras nesta data, buscando economizar deve estar atento aos cuidados com as compras online, em como pesquisar preços e saber como denúnicar promoções falsas.

Publicado em 25/11/2022 às 6:33


                                        
                                            Black Friday 2022: veja como não cair em golpes na internet
Foto: CardMapr / Unsplash

A Black Friday 2022 acontece nesta sexta-feira (25) apesar de muitas lojas já oferecerem promoções e descontos desde o início de novembro. Quem vai às compras nesta data, buscando economizar deve estar atento aos cuidados com as compras online, em como pesquisar preços e saber como denúnicar promoções falsas.

>> Black Friday: entenda de onde vem a tradição da data 

A data teve origem nos Estados Unidos, onde a Black Friday acontece tradicionalmente depois do feriado de Ação de Graças, e também passou a compor o calendário do comércio brasileiro na sexta-feira após a quarta quinta-feira de novembro.

Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Black Friday deste ano deverá movimentar R$ 4,2 bilhões, maior movimentação financeira registrada desde 2010, data em que o evento começou a ser realizado no Brasil.

Cuidados com as compras online

De acordo com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), os sites seguros geralmente possuem verificação ou um cadeado, indicando que a página é protegida. Outra forma de verificar a reputação de determinada loja é acessando o site de reclamação do Procon do município ou na página do consumidor, no site do Ministério da Justiça.

Ao realizar compras online, não é recomendado informar dados pessoais, como endereço, telefone, cartões e documentos, sem ter certeza que o site é realmente seguro.

O Procon Paraíba informa que a melhor forma de pagamento online é através de cartão de crédito, ou serviço como Paypal ou Pagseguro. O consumidor deve evitar pagar com PIX ou boletos, pois em caso de fraudes é mais difícil conseguir ressarcimento.

Também alerta para a importância de registrar todos os passos feitos durante a compra de um produto, salvando os e-mails, gravando as telas e todas as comunicações eventualmente realizadas com o fornecedor.

Como pesquisar preços

Antes de realizar as compras na Black Friday, o recomendado é pesquisar os preços com antecedência para saber se o desconto oferecido vale a pena.

Uma estratégia para a pesquisa de preços é utilizar a aba anônima do navegador, pois alguns sites têm algoritmos para induzir a compra com base no histórico de busca.

Além dos Procons dos estados e municípios, alguns sites costumam fazer monitoramento de preço para ajudar os consumidores a escolherem lojas com boa reputação para compras.

Como denunciar promoções falsas

As denúncias devem ser feitas ao Procon do estado em que a situação ocorra, seja por telefone, por canais digitais ou presencialmente, na unidade do Procon.

O Procon-PB está funcionando de forma híbrida, através do WhatsApp (83) 98618-8330 e ou presencial com agendamento prévio no número 3221-6356. O consumidor também pode entrar em coontato pelo número 151.

Nas denúncias podem ser usados prints, fotos, vídeos ou extratos para comprovação. Informações como link, nome da empresa, data e hora em que foi feita a pesquisa também são úteis.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp