Campina Grande tem crescimento de quase 10% no número de moradores em 12 anos

Segundo o Censo 2022, quantidade de pessoas que moram em Campina Grande passou de 384.737 para 419.379.

Famílias aguardam entrega das residências do Aluízio Campos, em Campina Grande. (Foto: Reprodução)

A quantidade de moradores de Campina Grande apresentou uma alta de 9% em 12 anos, entre 2010 e 2022. Os dados são do Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e foram divulgados nesta quarta-feira (28).

O Censo é uma pesquisa realizada pelo IBGE para fazer uma ampla coleta de dados sobre a população brasileira. Ela permite traçar um perfil socioeconômico do país, já que conta os habitantes do território nacional, identifica suas características e revela como vivem os brasileiros.

A quantidade de pessoas que moram em Campina, que está localizada no Agreste da Paraíba, passou de 384.737 para 419.379. O aumento é de 34.642 moradores.

A densidade demográfica do município é de 708,82 habitantes por quilômetro quadrado (km²).

feriado

Campina Grande tem quase 3 moradores por domicílio

Campina Grande tem 147.149 domicílios ocupados. Ao todo, são 417.053 moradores em domicílios particulares ocupados na Rainha da Borborema. A média é de 2,83 moradores em cada domicílio nessa categoria.

Outros 2.326 domicílios são referentes a domicílios ocasionais ou coletivos. Por isso, não entram na conta da taxa acima.

O IBGE considera como domicílio um local com estrutura separada e independente que serve de habitação para uma ou mais pessoas. Portanto, podem ser considerados domicílios imóveis como casas, apartamentos e sítios, por exemplo.

Por outro lado, Campina tem uma das maiores concentrações urbanas com mais domicílios vagos. Na lista com maiores índices em todo o Brasil, a cidade paraibana ocupa a 19ª posição, com 15,2% dos domicílios vagos.

O IBGE define como concentração urbana os arranjos populacionais acima de 100 mil habitantes, que possuem a urbanização como principal impulso para a integração dos municípios.

O que é o Censo de 2022?

O Censo é uma pesquisa realizada pelo IBGE a cada 10 anos pelo IBGE; a anterior foi feita em 2010, e a atual edição deveria ter acontecido em 2020, porém foi adiada por causa da pandemia de Covid-19. Em 2021, houve um novo adiamento em razão da falta de recursos do governo.

O levantamento faz uma ampla coleta de dados sobre a população brasileira, que permite traçar um perfil socioeconômico do país. Além de saber qual o tamanho da população, o Censo também traz dados sobre as características dos moradores: idade, sexo, cor ou raça, religião, escolaridade, renda, saneamento básico dos municípios, entre outros.