icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Centro alavanca turismo no interior

Municípios que já têm produtos turísticos diferenciados e competitivos no mercado também são beneficiados, diz gestora de turismo do Sebrae.

Publicado em 02/04/2014 às 6:00 | Atualizado em 16/01/2024 às 15:20

Engana-se quem pensa que o Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima vai trazer benefícios exclusivamente para o turismo no litoral. O equipamento tem potencial para alavancar também o turismo nas cidades do interior. Na opinião da gestora de turismo do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Paraíba (Sebrae-PB), Regina Amorim, o Centro de Convenções foi o melhor investimento realizado para o crescimento do turismo de eventos e negócios no Estado.

Ela enfatizou que enquanto o turismo de sol e mar acontece durante quatro meses por ano, o de eventos preenche todos os outros períodos do ano. “E tem mais, o turista de eventos gasta pelo menos três vezes mais que o turismo de lazer”, afirmou. O Centro de Convenções será, portanto, a porta de entrada para vender destinos como Bananeiras, Areia, Sousa, Cabaceiras, etc. Cidades do interior que já investem em hotéis e restaurantes.

Segundo Regina, todos os municípios que já têm produtos turísticos diferenciados e competitivos no mercado também são beneficiados com o turismo de eventos e de negócios. “O Sebrae tem investido na formatação de produtos e roteiros turísticos criativos com foco na produção associada ao turismo, gerando o turismo de experiência, atualmente tão demandado pelos melhores destinos turísticos do mundo”, declarou.

A Paraíba tem nova oferta de turismo de experiência em Areia, Bananeiras, Conde, Pitimbu, Cabedelo, Lucena e, em breve, Alagoa Grande, Pilões, Cabaceiras, Boqueirão e Ingá. “Com os grandes eventos no Centro de Convenções e bons agentes receptivos preparados para também vender o destino Paraíba, aproveitar essa demanda do turismo de eventos, todos essas cidades podem ganhar”, declarou.

De acordo com a gestora, a cada ano é realizada uma edição do curso de formação de empreendedores em eventos, desde 2006. “Por ano colocamos no mercado em média 30 profissionais qualificados para atuar no mercado de eventos. A edição desse curso em 2014 começa no dia 7 de abril”, disse. A grade curricular desse curso, segundo Regina, é inédita no Brasil e bem completa para quem quer atuar no mercado com competitividade. “Já tivemos profissionais de Bananeiras, Conde e Campina Grande participando desse curso”, afirmou.

Regina destacou que a capacitação de profissionais do interior tem sido feita em parceria com a PBTur, Secretaria de Turismo e Convention Bureau, além de outros parceiros. Os eventos realizados no Centro de Convenções se tornam a ponte para aumentar a visitação turística nesses municípios. Mas para isso a capacitação se torna fundamental, pois esse trabalho não pode ser feito com amadorismo.

BANANEIRAS, AREIA, CABACEIRAS, SOUSA E OUTRAS CIDADES DA PB SE DESTACAM

Bons argumentos não vão faltar aos profissionais de turismo no momento de falar sobre o interior da Paraíba. No Brejo, Areia e Bananeiras se destacam pelo clima frio, pelos prédios históricos bem conservados e pela culinária. As cidades, inclusive, fazem parte do evento cultural Caminhos do Frio, realizado anualmente entre os meses de julho e agosto. Em Bananeiras, novos e luxuosos hotéis foram construídos para atender à demanda de turistas.

No município de Cabaceiras, no Lajedo de Pai Mateus, o turista vai ficar encantado com o cenário, principalmente se a visitação for feita no final da tarde. O pôr do sol deixa o local ainda mais belo. Quem já foi ao Lajedo de Pai Mateus costuma dizer que visitou uma parte do paraíso, tamanho é o deslumbramento que o cenário provoca. O destino está consolidado como um dos mais importantes do interior.

No Sertão, o turista encontra uma diversidade histórica, cultural e paisagística. Isso pode ser encontrado, por exemplo, no município de Sousa, onde é possível visitar o Vale dos Dinossauros, que atrai estudiosos de várias partes do mundo. O sítio paleontológico tem mais de 50 pegadas de animais pré-históricos, espalhadas por toda bacia sedimentar do Rio do Peixe. Mas as opções vão além: a estância termal Brejo das Freiras, em São João do Rio do Peixe; e a Fazenda Acauã, em Aparecida.

PARAÍBA PROMOVE TURISMO DE EVENTOS

Na 12ª edição da Feira de Destinos, Espaços e Fornecedores para eventos corporativos, profissionais, esportivos e incentivos (EBS), o destino Paraíba e a capital João Pessoa foram explorados comercialmente. A feira é a única voltada aos destinos e ao mercado de eventos e foi realizada no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. O objetivo foi promover o turismo de congressos e eventos corporativos, através de seus equipamentos públicos (como o Centro de Convenções) e privados.

"Nosso principal objetivo foi fazer uma apresentação do destino de forma inteligente, diferenciada e focada para um público especializado do segmento de turismo de congressos e eventos corporativos que estará participando da feira", afirmou o presidente do Convention Bureau de João Pessoa, hoteleiro Camilo Juliani. Foi apresentado um material impresso e digital com toda a infraestrutura de João Pessoa e Campina Grande para receber eventos e incrementar o fluxo de turistas na baixa temporada.

O Centro de Convenções de João Pessoa foi potencializado pelos representantes da Paraíba, tendo em vista sua capacidade de realizar eventos de grande porte, de forma simultânea, inclusive. Com a entrega do teatro, que tem capacidade para mais de 3 mil pessoas, o Centro ficará totalmente concluído. O local já realizou eventos importantes e de destaque como a Multifeira Brasil Mostra Brasil, Congresso de Feridas, e se prepara para receber, em julho, o Robocup (Copa do Mundo de Robótica).

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp