icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Empreendedores devem enviar DASN

Cerca de 26 mil empreendedores individuais da Paraíba devem entregar, até o próximo dia 15 de fevereiro.

Publicado em 24/01/2012 às 8:00

Cerca de 26 mil empreendedores individuais da Paraíba devem entregar, até o próximo dia 15 de fevereiro, a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN) à Receita Federal. Quem não enviar o documento ficará impedido de emitir o Documento de Arrecadação Simplificada (DAS) referente a janeiro/2012, que vence no dia 20 de fevereiro, além de pagar multas e juros.

De acordo com a analista técnica do Sebrae-PB, Kátia Correia Guedes, o prazo para o envio da DASN é 28 de maio de 2012, porém se o empreendedor deixar para fazer a declaração apenas em maio, ficará impedido de emitir as guias de arrecadações mensais dos meses de janeiro, fevereiro, março e abril. “A Receita Federal está condicionando o envio da Declaração Anual 2012 à emissão do boleto do DAS. É importante que empreendedores individuais fiquem atentos a isto”, disse a analista.

Para enviar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN), o empreendedor precisa acessar o site do Simples Nacional (www.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/), em seguida entrar no banner “Microemprendedor Individual” e acessar o serviço “Declaração Anual para o Microempreendedor Individual” e informar o CNPJ da empresa.

Os passos para o preenchimento da declaração são simples.

Primeiramente, deve ser informada a receita bruta referente a 2011.

Quem tiver o negócio ligado ao comércio ou indústria precisa declarar o valor da receita sujeito ao ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços). É necessário ainda informar se houve funcionário registrado no durante o ano passado.

Quem não enviar a DASN no prazo determinado terá que pagar multa e ficará com o CNPJ e o CPF irregulares. Os empreendedores que tiverem dificuldades em fazer suas declarações podem tirar suas dúvidas nas agências do Sebrae espalhadas por todo o Estado.

A DASN é equivalente ao imposto de renda de pessoa jurídica, porém exigida às empresas optantes do Simples Nacional.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp