Veja como retificar declaração do Imposto de Renda 2022

Se o contribuinte enviou a declaração, mas percebeu algum erro, basta retificar a declaração e enviar uma nova com as informações corretas.

Contribuinte deve acessar o site da Receita para ter mais informações. Foto: Divulgação

O prazo para envio da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2022 já começou e se estende até o dia 29 de abril. No entanto, se você enviou a declaração, mas percebeu algum erro, basta retificar a declaração e enviar uma nova com todas as informações corretas. O que a Receita Federal chama de declaração retificadora.

É importante lembrar de informar o número do recibo da declaração que será retificada. Essa informações é obrigatória para retificar declaração. Para isso é preciso, também, usar o programa do mesmo ano da declaração que será retificada.

Até o último dia do prazo de entrega, 29 de abril, é possível fazer a retificação e também poder trocar o regime de tributação (desconto simplificado ou deduções legais). Após o último dia do prazo, o contribuinte tem 5 anos para fazer a retificação, desde que a declaração não esteja sendo fiscalizada. A fiscalização começa a contar no momento que se recebe uma intimação da Receita Federal.

Na retificação online, o contribuinte não conseguirá retificar informações de atividade rural e ganhos de capital que tenha importado de declarações auxiliares. Se você não usar certificado digital, também não poderá alterar as informações de Bens e Direitos e de Dívidas e Ônus Reais.

A data do envio da retificadora será considerada para fins de priorização no pagamento das restituições, e não a data da declaração original.