Assaí adere a plataforma da ONU Mulheres

“Princípios de Empoderamento das Mulheres” conta com diretrizes para a igualdade de gênero nos negócios.

Na semana em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, o Assaí Atacadista anuncia a adesão aos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs, da sigla para Women’s Empowerment Principles, em inglês).

Trata-se de uma plataforma da ONU Mulheres e do Pacto Global, da ONU, que conta com diretrizes para a igualdade de gênero nos negócios e está alinhada à meta #5 da Agenda de Desenvolvimento Sustentável 2030 do Pacto Global.

A assinatura reforça o compromisso da companhia como agente transformador da sociedade e visa fomentar ainda mais o desenvolvimento de políticas e de iniciativas que promovam a equidade e inclusão feminina.

Atualmente, apenas na região nordeste, a companhia conta com 45% de sua força de trabalho feminina e, entre os anos de 2019 e 2020, o número de gerentes mulheres dobrou na região.

Um exemplo é a Luciene Silva, gerente do Assaí João Pessoa há cinco anos e que coordena aproximadamente 300 colaboradores.

Ela conta que, quando começou, o universo do varejo e atacado era muito masculinizado e com poucas mulheres em cargos de liderança.

Luciene percebeu a mudança com o passar do tempo, principalmente dentro do Assaí, que cada vez mais dá oportunidades de crescimento às mulheres dentro da empresa, além de todo suporte que oferece a colaboradoras que são mães e precisam conciliar trabalho, maternidade e estudo.

“Na loja, tenho várias gerentes de setores extremamente competentes no que fazem e percebo que elas inspiram outras colaboradoras a crescerem, a não desistirem de sonhar e querer algo mais. É muito bom ver espaços sendo criados para que cada vez mais mulheres prosperem dentro da empresa”, finalizou ela.