Natura aposta em startups para ampliar ecossistema de bem-estar

Incubada pelo programa Natura Startups, Naomm nasceu com a proposta de simplificar o acesso do público a Práticas Integrativas e Complementares (PICS) por meio de plataforma 100% online com terapeutas selecionados.

Para a Naomm, o diferencial do serviço está na certificação dos terapeutas que fazem parte da rede. Foto; Tim Mossholder / Unsplash

Com a chegada da pandemia e a imposição do distanciamento social, o cuidado com o bem-estar tornou-se cada vez mais importante.

Pensando nisso, a Natura vem apostando no ecossistema de inovação para ampliar a oferta de soluções voltadas à promoção da saúde emocional de sua rede de relações.

Uma delas é a Naomm, startup que conecta clientes a uma curadoria de terapeutas de Práticas Integrativas e Complementares (PICS).

Desde o início de 2020, a plataforma online conta com mais de 40 tipos de práticas e já registrou mais de 2 mil usuários cadastrados, viabilizando diversos tipos de terapias, como yoga, meditação e terapia do som.

Para a Naomm, o diferencial do serviço está na certificação dos terapeutas que fazem parte da rede. “Garantimos profissionais altamente qualificados, com um número de horas relevantes na prática e com formação em escolas reconhecidas do mercado das PICs.

Essa curadoria cuidadosa se reflete no NPS [Net Promoter Score] de 93% de satisfação do nosso público com as consultas”, afirma Laura Mariani, líder de Qualidade e Curadoria da Naomm.

O mercado de teleconsultas se mantém aquecido desde o início da pandemia. Segundo dados da Associação Brasileira de Plano de Saúde (Abramge), mais de 2,5 milhões de atendimentos online foram realizados no período de abril de 2020 a maio de 2021.

Aulas e terapias realizadas online têm seguido a mesma tendência de crescimento.

“O atendimento remoto provou ser um formato muito efetivo, pois amplia a oportunidade de acesso às PICs. Qualquer pessoa com internet pode desfrutar de sessões remotas, independentemente de sua localidade, com resultados reais”, explica Laura.

“Para os terapeutas da Naomm, o nosso serviço também é vantajoso, já que, além de terem acesso à nossa base de clientes, incluindo pessoas físicas e empresas, contam com apoio para gestão de agenda e suporte técnico, além de outros benefícios, como descontos para sessões com profissionais da própria rede”, acrescenta.

A Naomm é fruto do Programa CorageN, da Natura, realizado em 2018 para atrair talentos com DNA empreendedor. Por meio de um processo de seleção que dispensou currículos, pessoas de trajetórias e perfis diversos foram contratadas para participar de um programa imersivo com duração de 20 meses.

Após um projeto piloto de sucesso, a Naomm foi incubada pelo programa Natura Startups, que desde 2016 atua como porta de entrada de inovação aberta na companhia, conectando empreendedores aos desafios de negócio e entregando métodos e facilidades para que as conexões sejam bem-sucedidas.

Até hoje, o Natura Startups já analisou mais de 5 mil startups, interagiu com mais de mil, realizou testes com mais de cem e firmou parceria com mais de 40. 

“Trabalhamos no modelo de inovação aberta há mais de 20 anos e temos no ecossistema inovador um grande aliado para criar soluções aos desafios de negócio e oferecer serviços e produtos disruptivos que gerem impacto positivo para as pessoas e o meio ambiente.

Startups como a Naomm nos ajudam a disseminar o propósito da Natura de levar beleza e bem-estar por meio das relações”, afirma Luciano Abrantes, Chief Technology Officer (CTO) e Inovação Digital da Natura &Co América Latina.