icon search
icon search
home icon Home > economia > mercado em movimento
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

MERCADO EM MOVIMENTO

Com inteligência artificial para otimizar vendas, startup Marta entra no mercado imobiliário da Paraíba

Plataforma aprimorou atuação e passou a integrar as necessidades das construtoras e dos clientes.

Publicado em 02/10/2021 às 8:54


                                        
                                            Com inteligência artificial para otimizar vendas, startup Marta entra no mercado imobiliário da Paraíba
Para Sand Coutinho, CEO da Marta, a estratégia de reunir incorporadoras, coordenação de vendas, mídia assertiva e personalizada, corretores e instituições financeiras dentro da mesma plataforma tem “chacoalhado” o mercado.

Com o aquecimento real da economia, as empresas do mercado imobiliário têm revisado seus planos de negócios e assumido uma nova postura para recuperar a performance pré-pandemia.

A Marta Inteligência Imobiliária, startup pernambucana que integra todos os stakeholders do setor, entendeu o movimento atual e aprimorou ainda mais sua dinâmica, iniciando sua expansão pela Paraíba rumo a todo o Nordeste.

A empresa chega por meio de uma parceria inédita com a Lançar21 Inteligência de Mercado, consultoria especializada na gestão comercial de imóveis, e a construtora Rocha Cavalcante, que assina o empreendimento Jardins da Serra Residence Club, em Campina Grande.

O grupo tem mais de 35 anos de experiência em obras residenciais e públicas, como construção de rodovias e barragens, e possui projetos em cinco estados nordestinos.

Estratégia de negócio

“A estratégia alia inteligência artificial, organização dos processos, campanhas direcionadas com mídia on e off, além de todas as decisões pautadas a partir de base de dados que fazem a dinâmica de vendas ser extremamente assertiva”, destaca Sand Coutinho, CEO da Marta.

A empresa adotou o novo modelo de atuação em agosto, com R$ 50 milhões em Valor Geral de Vendas (VGV). Este montante quadruplicou em setembro - hoje, são R$ 200 milhões em imóveis adicionados à plataforma e a expectativa é continuar crescendo, nos próximos meses, a taxas robustas.

Coutinho explica que a estratégia de reunir incorporadoras, coordenação de vendas, mídia assertiva e personalizada, corretores e instituições financeiras dentro da mesma plataforma tem “chacoalhado” o mercado.

Para se ter ideia, atualmente são mais de 50 imobiliárias e 400 corretores engajados no plano de ação de vendas do empreendimento coordenado pela Lançar21, o Jardins da Serra.

“Esse foi o start da Marta para mais quatro empreendimentos na Paraíba e outros quatro em negociação em Pernambuco”, detalha o executivo, que tem cerca de 20 anos de experiência em tecnologia e inovação no segmento imobiliário.

Thiago Guerra, CEO da Lançar21, ressalta que a parceria com a Marta garante que toda a gestão chegue ao consumidor intuitivamente e com base em dados.

A Marta chega com inteligência do algoritmo digital e a gente com o ‘algoritmo humano’. A plataforma cumpre todas as etapas para realizar a venda, por isso que a adesão vem crescendo na Paraíba e em Pernambuco.

Tenho certeza que vai chegar no Brasil todo, pois entregamos a experiência de A a Z”, reforça.

Guerra explica que construtoras e incorporadoras têm cada vez mais energia para melhorar seus produtos e evoluir na forma de construção. Já as imobiliárias necessitam de mais habilidade na relação com o cliente para concluir a venda.

“A gente faz essa conexão, afinando esse trabalho de informação, com treinamentos técnicos e de estímulo a habilidades, para que a chegada ao cliente seja sempre segura”, reforça.

Como funciona a tecnologia

O modelo criado pela Marta consiste numa receita simples: estudar a vocação de cada projeto, identificar o que a incorporadora precisa - como destravar a comercialização de um empreendimento, por exemplo -, estruturar um time de vendas de alta performance e estudar o comportamento do seu cliente-alvo.

A partir daí, a equipe de inteligência cria arquétipos e campanhas direcionadas, provocando o engajamento do comprador em potencial a partir dos seus interesses.

A startup pernambucana realiza uma operação multitarefa para que cliente e corretor deem “match”, utilizando mídia digital e off, sem ligação, mensagem ou e-mail insistentes.

“O trabalho da Marta é entregar ao corretor dos empreendimentos os clientes com maior potencial de fechar o negócio, utilizando da melhor estratégia de mídia para cada um deles.

E a parceria com a Lançar21 na estruturação da coordenação de vendas e no engajamento dos corretores certamente nos proporcionará um alto poder de conversão”, garante Coutinho.

Outro ponto importante desse indicador de conversão é que, além de um resultado acima das expectativas para a incorporadora, a Marta minimiza as despesas da empresa, justamente por integrar a cadeia e participar dos processos.

“Então a gente corta as despesas pela metade de um processo que era sem critérios e passa a adotar um instrumento coordenado por dados reais e que turbina as receitas. É o ajuste ideal”, arremata.

Imagem ilustrativa da imagem Com inteligência artificial para otimizar vendas, startup Marta entra no mercado imobiliário da Paraíba

Láuriston Pinheiro Plínio Almeida

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp