icon search
home icon Home > economia > mercado em movimento
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

MERCADO EM MOVIMENTO

Segmento de beleza para pets cresceu 316% nos últimos seis anos

Marcas apostam em produtos de skincare com ingredientes utilizados em cosméticos para humanos

Publicado em 04/08/2022 às 8:23


                                        
                                            Segmento de beleza para pets cresceu 316% nos últimos seis anos
Só no ano passado, o Brasil registrou 22.943 lojas físicas de pet shop, comparadas às 5,5 mil de 2016. FOto: Freepik

De acordo com o Instituto Pet Brasil (IPB), o segmento pet encerrou 2021 com faturamento de R$ 51,7 bilhões, um crescimento de 27% no comparativo com o ano de 2020. Com isso, o Brasil subiu um degrau no ranking mundial do mercado pet, ocupando hoje o sexto lugar. O setor segue em expansão no Brasil, tanto que só no primeiro trimestre deste ano, o faturamento foi de R$58,9 bilhões. Segundo o IPB, a expectativa é crescer 22% este ano. Grande parte do crescimento do setor se deve ao fato dos tutores buscarem cada vez mais produtos e serviços estéticos para deixarem os pets com a aparência impecável.

Tanto que, segundo uma pesquisa feita pela DataHub, plataforma de análise de dados, o segmento de embelezamento de animais domésticos cresceu 316% nos últimos seis anos. Só no ano passado, o Brasil registrou 22.943 lojas físicas de pet shop, comparadas às 5,5 mil de 2016. “Hoje os tutores não se preocupam apenas com a saúde e os cuidados básicos de higiene de seus pets, mas também com uma aparência bem cuidada, com o pelo limpo e aparado, perfumado, e com os dentes bem tratados”, afirma a empreendedora Carol Vaz, criadora da Dog´s Care.

Carol fala com propriedade quando o assunto é cuidado com os pets. Ela largou seu sonho de seguir carreira pública na área de Direito por conta de um problema da Jully, sua Llhasa Apso, que tinha a síndrome do ovário policístico (SOP). Por conta do cio bastante longo, a empreendedora procurou em lojas especializadas uma fralda própria para cães, mas acabou se frustrando. Sendo assim, Carol fez vários testes e adaptações com uma fralda infantil até conseguir chegar no modelo ideal. “Pensei: como não existe no mercado uma fralda própria para cães, acho que é uma boa oportunidade para ajudar outros tutores e ainda empreender com algo que faz muito sentido pra mim”, ressalta a empreendedora.

Foi então que em 2006 ela fundou a Dog´s Care, que inicialmente vendia apenas as fraldas descartáveis para cães, mas hoje já conta com mais de 30 itens entre acessórios, higiene e estética. A Dog´s Care também decidiu investir em produtos para pets formulados com ingredientes que estão em alta no setor de beleza e de dermocosméticos para humanos. “Antes as pessoas achavam que um shampoo básico já era o suficiente para cuidar dos pets, mas, hoje em dia, elas querem produtos para hidratar, restaurar a cutícula dos pelos, específicos para peles sensíveis e ainda perfumar os animais, e buscam ingredientes diferenciados”, explica Carol.

A marca decidiu apostar em um hidratante para focinho formulado com aveia. O cereal, que é visto com frequência em produtos de rotinas de skincare, é capaz de aumentar a hidratação da epiderme, camada mais superficial da pele, pois ele é rico em vitamina E, que fortalece a barreira cutânea, além de ter potássio, magnésio, ferro e efeito calmante em peles sensíveis. Já o óleo de coco, argan e acabate, que costumam ser vistos com frequência na fórmula de produtos para cabelo, também são utilizados na composição de um hidratante para as patas.

“Queremos mostrar que é possível inovar e utilizar novas fórmulas nos produtos do setor pet e fugir do tradicional que entrega baixa performance”, pontua Carol. Um outro ingrediente que virou febre nos últimos anos, e é utilizado na composição de cremes dentais e hidratantes para cabelos, é o carvão ativado.

O produto ajuda no clareamento das manchas que surgem nos dentes dos pets. “Muita gente não tem o hábito de escovar os dentes de seus pets, o que pode ser bastante prejudicial, pois as placas bacterianas e o tártaro são um dos maiores índices de intervenção cirúrgica num cenário onde cada dia mais se busca a longevidade dos pets, então quando o tutor encontra um produto com carvão, algo diferente, ele acaba se empolgando em realizar a higiene bucal de seu pet com maior frequência”, finaliza a empreendedora. 

Imagem ilustrativa da imagem Segmento de beleza para pets cresceu 316% nos últimos seis anos

Láuriston Pinheiro Plínio Almeida

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp