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ECONOMIA

Natal aquece e-commerce

Compras antecipadas de final de ano, podem evitar atropelos aos consumidores que preferirem o e-commerce.

Publicado em 17/11/2012 às 6:00


O Natal é a época mais aquecida para o e-commerce (comércio eletrônico) e, à procura de preços mais baixos, o consumidor brasileiro deverá movimentar R$ 3,1 bilhões no período deste ano. Segundo a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Camara-e.net), este valor é 20% maior do que o registrado em 2011.

Da metade de novembro até os dias que antecedem a comemoração natalina, o faturamento deverá ser 150% maior que a média dos meses anteriores neste setor, de acordo com o diretor de comunicação da Câmara, Gerson Rolin. “O Natal é, sem sombra de dúvidas, a data sazonal mais importante para o e-commerce e o faturamento previsto para o ano todo é de R$ 22,5 bilhões”, afirmou a diretora de negócios da empresa especializada em informações do comércio eletrônico, e-bit, Cris Rother.

Para evitar eventuais atropelos no recebimento dos produtos, especialistas recomendam compras antecipadas. “Existe uma variedade de instrumentos que asseguram a proteção nas compras on-line. Mas vale lembrar que, nessa época, fazer os pedidos com pelo menos 15 dias de antecedência é muito importante. Dessa forma, é possível evitar que os presentes cheguem depois do Natal, atrapalhando a comemoração”, destacou o diretor geral da e-bit, Pedro Guasti.

Em consonância com a expectativa da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, o Grupo Mercado Livre espera bons percentuais para este ano. No primeiro semestre de 2012, a empresa – que está presente em 12 países além do Brasil – já contabilizava mais de 30,8 milhões de produtos comercializados em sua plataforma. Este total representou um crescimento de 37% em relação ao volume do mesmo período de 2011 e uma alta de 30% no montante movimentado (R$ 2,621 bilhões).

O sucesso e o lucro das plataformas para comparação de preços passaram a gerar estatísticas interessantes sobre as preferências dos brasileiros para o Natal deste ano. Segundo levantamento do Buscapé, os Smartphones serão os eletrônicos mais consumidos no e-commerce para presentear no Natal.

Conforme o Buscapé, pesquisar é importante, tendo em vista que o preço desses produtos podem variar em até 187,15%. “Nessa época, tudo tende a ficar mais caro devido à grande procura, por isso é necessário pesquisar muito antes da compra”, recomendou o vice-presidente de comparação de preços do Buscapé Company, Rodrigo Borer.

Na preferência dos consumidores ainda estão os Tablets e os Consoles de Videogame. No caso destes, as discrepâncias de preços são de 245,70% e 155,83%, respectivamente. Estudo divulgado ontem pela Gfk Brasil revela que a previsão é de que o faturamento da categoria de Tablets aumente em 49% até o final de 2012.

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Jornal da Paraíba

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