Novo pacote econômico: Governo libera até R$ 1.000 em saque do FGTS e antecipa décimo terceiro

Ministério do Trabalho e Previdência chamou a novidade de ‘Programa de Renda e Oportunidade.

O Governo Federal divulgou nesta quinta-feira (17) um pacote econômico chamado pelo Ministério do Trabalho e Previdência de ‘Programa de Renda e Oportunidade’. A iniciativa lançou quatro projetos: liberação de saque de até 1000 reais do FGTS, antecipação do décimo terceiro para aposentados e pensionistas, lançamento de microcrédito digital e extensão dos empréstimos consignados.

O saque do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS) estará disponível até 15 de dezembro deste ano. A Caixa Econômica ainda vai divulgar um calendário de pagamento, de acordo com o mês de nascimento, começando por janeiro. O procedimento será feito pelo aplicativo Caixa Tem, sem deslocamento necessário até as agências.

A antecipação do décimo terceiro propõe contemplar 30,5 milhões de beneficiários entre aposentados e pensionistas do INSS. Os pagamentos serão feitos em duas parcelas iguais, coma primeira metade sendo paga ainda em abril e segunda entre maio e junho.

Tradicionalmente, o pagamento do 13º para aposentados e pensionistas do INSS é feito nos meses de agosto e novembro.  Mas desde a pandemia da Covid 19, o pagamento vem sendo antecipado para o primeiro semestre.

A amplicação de empréstimo consignado se dá na margem, que sai dos 35% atuais para 40% do valor do benefício.