icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

O natal da Classe A1

Tablets e notebooks estão entre presentes mais procurados estima-se que o gasto só com eletrônicos supere os R$ 6 milhões.

Publicado em 21/12/2011 às 6:30

Que presente de Natal você compraria com R$ 22 mil? Tirando a renda fixa de uma família, consumidores com esse poder aquisitivo têm condições de comprar “presentinhos de luxo”, principalmente quando se fala em artigos high tech. Esse potencial de consumo faz parte da realidade da classe A1, também chamada de classe AAA — termo utilizado para se referir ao público com alto poder aquisitivo e que possui renda per capita a partir de R$ 14.400,00.

Pensando nesse público, já que na Paraíba há 1.886 famílias na classe A1, com potencial de consumo previsto para 2011 de R$ 512,9 milhões e gastos mensais de R$ 22 mil, segundo o Índice de Potencial de Consumo. O JORNAL DA PARAÍBA está trazendo nesta edição algumas opções de produtos de luxo relacionados à tecnologia para presentear neste Natal.

Com um alto padrão de consumo, os presentes de luxo favoritos dos paraibanos AAA deverão ser os tablets, câmeras fotográficas semiprofissionais e notebooks. A procura por esses artigos para presentear já anima os gerentes de lojas de produtos de informática da Paraíba. “Em comparação com os meses anteriores, já tivemos um crescimento de cerca de 20% no faturamento por causa das vendas de presentes. Geralmente, os clientes que vêm aqui compram presentes para os pais, esposa ou namorada”, comentou a supervisora da Nagem Informática do Manaíra Shopping, em João Pessoa, Sheilla Soares.

Conforme a supervisora da Nagem, os clientes pertencentes à classe A1 vão em busca dos equipamentos mais modernos, sobretudo na área de informática. “Eles procuram agregar preço, qualidade e tecnologia avançada. Estamos vendendo muito bem os tablets e notebooks, que geralmente são para presentear a esposa ou o marido, e as TVs 3D, que são para os pais”, informou.

Destaque também vai para um novo modelo de câmera filmadora com projetor embutido. “Com essa filmadora você faz vídeos em alta definição, com boa qualidade de som e a própria filmadora já serve como projetor para você ver seus vídeos”, ressaltou Sheilla.

Além desses itens, as câmeras digitais semiprofissionais e os iPods também estão entre os preferidos. “Tirar fotos é um hobby para muitas pessoas. Para quem quer brincar de começar a ser fotógrafo, as câmeras semiprofissionais são as preferidas”, comentou o gerente da Qualitec Informática, Moisés Alexandre.

MERCADO
Embora ainda considerado um mercado “recém-descoberto” no Brasil, o segmento de luxo tem apresentado crescimento e projeções impressionantes. Entre a série de fatores que está causando impacto na alta da atividade de luxo no país está a migração entre classes sociais. Segundo dados da pesquisa "O Mercado do Luxo no Brasil", iniciativa da MCF Consultoria e Conhecimento em parceria com o instituto de pesquisas GfK Brasil, o mercado brasileiro de luxo faturou US$ 8,9 bilhões em 2010, o equivalente a R$ 15,7 bilhões.

Para 2011, a projeção é de que as vendas de produtos e serviços de luxo cheguem a US$ 11,9 bilhões, o que representaria uma expansão de 33% comparado a 2010.

Na Paraíba, segundo o Índice de Potencial de Consumo, pesquisa coordenada pelo consultor Marcos Pazzini, a classe A1 vai gastar mais com alimentação no domicílio (R$ 30,2 milhões); manutenção do lar (R$ 77,2 milhões) e gastos com o veículo próprio (R$ 26,2 milhões). Já na categoria Eletrodomésticos e Equipamentos, a previsão de consumo para esse ano é de R$ 6,2 milhões. (Com informações de Natália Xavier)

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp