icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Olimpíada de Robótica inscreve estudantes

Evento acontece dia 11 de agosto na Estação Cabo Branco e é aberto para estudantes do ensino fundamental, médio e técnico.

Publicado em 27/06/2012 às 6:00


Os interessados em participar da etapa estadual da “VI Olimpíada Brasileira de Robótica” (OBR 2012) podem se inscrever de forma gratuita até o dia 20 de julho. O evento acontece dia 11 de agosto na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, em João Pessoa. Podem participar do evento estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de escolas públicas e particulares do Estado.

Para fazer a inscrição é necessário que um representante da escola (professor ou funcionário) cadastre a instituição de ensino no site da OBR (http://obr.org.br/). Concluído o cadastro, o representante poderá inscrever um ou mais professores, que ficarão responsáveis por cadastrar todos os alunos interessados em participar da olimpíada. O aluno não pode se cadastrar sozinho.

A expectativa é que este ano as escolas do Estado tenham maior participação no evento, como explicou o representante da etapa estadual da Olimpíada, o professor Fagner Barbosa Ribeiro. “Ano passado as vagas foram limitadas, tivemos 50 equipes participantes. Este ano não colocamos limite nesse número, as escolas estão livres para cadastrar quantas equipes desejarem”, ressaltou. De acordo com Fagner Barbosa, 80 representantes de instituições de ensino já se mostraram interessados na olimpíada deste ano.

O professor acrescentou o efeito estimulante que competições desse tipo podem gerar nos alunos envolvidos. “É uma grande troca de experiências, um incentivo à produção tecnológica do Estado. Por se tratar de uma competição, os alunos ficam mais empolgados e acabam gostando do que estão estudando”, contou.

Formadas por quatro alunos e um professor orientador, as equipes inscritas disputam entre si, a partir de três modalidades específicas: a teórica, a prática e a Duathlon, que é um misto entre as duas modalidades anteriores. O estudante deve ficar atento, pois cada modalidade é destinada a alunos de série e idades diferentes.

Monitor de robótica da Escola Municipal Duarte da Silveira, campeã na etapa estadual do ano passado, Thales Albuquerque conta que participar da competição nacional foi um experiência positiva para os estudantes participantes.

A equipe de Thales conquistou o 12º lugar na etapa nacional.

“Estávamos em um universo diferente do nosso. Éramos uma das poucas instituições de ensino público do evento. De jeito nenhum nosso resultado foi negativo”, declarou.

Além de medalhas e certificados, os vencedores ganham cursos de robótica, e apoio para a Copa do Mundo de Robótica, que acontece em 2014, em João Pessoa. (Especial para o JP)

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp