PIX é meio de pagamento mais utilizado por clientes de pequenos negócios

Levantamento do IBGE mostrou que a modalidade é a principal forma de recebimento para 42% dos empreendedores.

Foto: Divulgação.

O PIX é o meio de pagamento mais utilizado pelos clientes dos pequenos negócios, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento mostrou ainda que a modalidade é a principal forma de recebimento para 42% dos empreendedores, estando à frente do dinheiro e dos cartões de crédito e débito.

O levantamento ouviu, entre o fim de agosto e as duas primeiras semanas de setembro, mais de 6 mil empresários de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal.

O PIX teve seu melhor desempenho entre os MEIs: 51% deles afirmam que esse é principal meio de pagamento utilizado em suas vendas. Entre as micro e pequenas empresas, o PIX é o principal meio para 28% dos entrevistados, quantidade bem próxima à do cartão de crédito, que corresponde a 30%.

“Já havíamos percebido esse movimento de crescimento do PIX em pesquisas anteriores e, agora, constatamos que o meio digital vem ocupando, cada vez mais, lugar de destaque entre as formas de pagamento usadas pelos empreendedores”, destaca o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

Levantamento realizado pelo Sebrae no início do ano já havia detectado que 9 em cada 10 empreendedores de pequeno porte já estavam aceitando pagamentos via PIX.