Setor supermercadista contribui para estabilidade do varejo; Consuper discute diferencial para o mercado

XVII Consuper acontece neste mês em João Pessoa para discutir o bom atendimento no setor supermercadista como diferencial para os varejistas do Nordeste se posicionarem e conquistarem o mercado.

Foto: Divulgação

O comércio varejista nacional teve alta de 0,7% em julho, após variação de 0,1% em junho. Os dados da última Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) mostram que o setor supermercadista, que representa mais de 45% da pesquisa, está contribuindo com os resultados positivos para o mercado do varejo, considerando o cenário econômico atual, mantendo uma estabilidade. A alta, conforme a última pesquisa do IBGE, foi de 0,3%. Essa expansão, somada à alta do mês anterior, faz o setor de alimentos chegar a crescimento de 1,7% no bimestre.

No confronto entre julho de 2023 e julho de 2022, o comércio varejista teve crescimento de 2,4%, com cinco atividades apresentando alta, entre elas o setor de hiper e supermercado, com alta de 3%.

O presidente da Associação de Supermercados da Paraíba (ASPB), Cícero Bernardo, explica que o setor também influencia na economia por meio da geração de empregos. “Nós somos o setor que mais emprega o primeiro emprego, com quadro de funcionários permanente. O setor supermercadista está tendo uma boa abertura de vagas, com a chegada de várias empresas do segmento em nossa capital”, ressalta.

Consuper 2023: setor supermercadista participa de maior encontro do varejo regional

Colocando em prática o aquecimento do setor e a importância para a economia atual, a XVII Convenção Paraibana de Supermercados acontece a partir desta segunda-feira (9), organizada pela Associação de Supermercados da Paraíba, no Centro de Convenções, em João Pessoa. O evento, que se estende até o dia 11 de outubro, reúne diversos profissionais da área, incluindo empresários, líderes do setor de indústria, distribuidores e também representantes do setor de varejo.

A convenção deste ano traz como tema principal o bom atendimento como diferencial para os varejistas do Nordeste se posicionarem e conquistarem o mercado e será realizada no horário das 17h às 22h, com temas importantes sobre gestão e construção de relacionamentos dentro do setor. Para se inscrever, basta acessar o site da ASPB e preencher o formulário online.

A Consuper vai reunir, em 2023, 68 estandes de indústria, distribuidores, serviços, equipamentos e instituições, e deve trazer uma média de 8 mil participantes do setor supermercadista.

Empresas de todo o Brasil participam da Convenção, exibindo mais de 300 marcas e lançamentos de novos produtos no mercado varejista. Notavelmente, 70% desses expositores representam o setor industrial, aproveitando a oportunidade de se conectar diretamente com os varejistas nordestinos.

Cícero Bernardo da Silva, presidente da ASPB, enfatiza que o foco principal é na facilitação das vendas e parcerias de negócios. “Desde sua primeira edição, a Consuper percorreu um longo caminho, mas sempre esteve ao lado e entendendo as ‘dores’ e demandas dos varejistas paraibanos e nordestinos. Por isso, atrai empresários de toda a Paraíba e de estados vizinhos, como Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas e Ceará, porque permite um relacionamento mais estreito entre os empresários do setor e seus fornecedores, gerando vantagens na negociação e que serão repassadas aos consumidores”, explica.