Matrículas em faculdades privadas superam números da rede federal

Censo da Educação Superior mostra que número de matriculados nas faculdades privadas na Paraíba cresceu 14% e chegou a 30 mil.

Bartolomeu Honorato
Do Jornal da Paraíba

A rede privada de ensino superior deixou para trás as universidades federais no número de matrículas, em 2008, e já tem 1.145 inscrições a mais que o ensino federal na Paraíba.

O número de estudantes matriculados em faculdades particulares chegou a 30.733 inscrições, em 2008. Naquele mesmo ano, havia 29.588 alunos registrados nas instituições federais instaladas na capital paraibana e interior. A quantidade de matrículas no 3º grau (público e privado) cresceu 9%, entre 2007 e 2008, no Estado. O número passou de 69.723 para 76.015 no período. Os dados fazem parte do Censo da Educação Superior, divulgado ontem pelo Ministério da Educação.

Os números de matrículas no ensino superior, na Paraíba, comprovam o avanço do ensino superior privado em comparação com o federal, conforme o Censo da Educação. As inscrições no setor particular, entre 2007 e 2008, aumentaram de 26.960 para 30.733. Isso representa um crescimento de 14%. Neste mesmo período, a quantidade de estudantes frequentando o 3º grau nas instituições federais cresceu três vezes menos que o privado e atingiu apenas 4%. O número de matrículas passou de 28.239 para 29.588 no intervalo de tempo analisado pelo MEC.

O Censo da Educação Superior ainda revelou que, em 2008, a Paraíba contava com 30 faculdades privadas contra três instituições federais de 3º grau: Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.

O reitor do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), José Loureiro, explicou que há uma série de fatores que levou o número de matrículas na rede privada superar o total de estudantes inscritos nas universidades federais na Paraíba. “As faculdades particulares passam por processos constantes de expansão no número de cursos e vagas ofertadas no Estado. Em 2008, as famílias também tiveram melhores condições financeiras para matricular os estudantes na rede privada de ensino superior”, argumentou.

O Programa Universidade para Todos (Prouni), segundo José Loureiro, é mais um motivo que provocou um crescimento maior no número de matrículas nas faculdades particulares em relação às federais. “Em 2008, por exemplo, nós tínhamos 420 estudantes que entraram na faculdade pelo Prouni. Hoje, esse número já chega a 460”, detalhou.

O reitor do Unipê ainda disse que a aproximação entre faculdades particulares e comunidade também contribui para que os alunos procurem mais o ensino superior do que o federal. “As faculdades oferecem serviços gratuitos de saúde a comunidade, como consultas médicas. É uma forma de divulgar os cursos das faculdades para a população”, completou José Loureiro.

O resultado do Censo da Educação Superior reflete a realidade encontrada na Paraíba. Alexandre Magno Cunha, 36 anos, está no 4º período do curso de Administração da Unipb, em João Pessoa. Ele optou pela faculdade particular por ser mais fácil entrar no ensino superior. “Na federal é difícil de entrar porque a concorrência é grande nos cursos. Eu decidi fazer o Exame Nacional de Ensino Médio e consegui entrar na faculdade com uma bolsa de R$ 250 do Prouni”, contou o universitário, que completa o pagamento do curso (R$ 500) com Financiamento Estudantil (Fies).

Já o número de matrículas no ensino público superior – que envolve o federal e o estadual – representa 59,5% do total de matrículas registradas na Paraíba. O 3º grau público tem 45.282 inscrições e continua acima da rede privada, que tem 30.733 estudantes matriculados. Esse segmento possui 40% das 76.015 inscrições no Estado, em 2008. As instituições filantrópicas de educação superior possuem 7.612 inscrições.

Juntas, os registros de escolas no setor público, privado e filantrópico colocam a Paraíba em 4º lugar no ranking de matrículas entre os estados nordestinos.

A rerportagem do JORNAL DA PARAÍBA tentou entrar em contato com o reitor da UFPB, Rômulo Polari, no entanto, não conseguiu localizá-lo para fazer uma entrevista. No Brasil, em 2008, havia 5.080.056 alunos matriculados em cursos superiores, 4,1% a mais do que em 2007. O setor privado ainda responde pela maior parte das matrículas: 74,9% dos alunos estão em cursos particulares, enquanto 25,1% estudam em instituições públicas.

Feras

O número de estudantes que ingressaram no ensino superior da Paraíba, em 2008, chegou a 27.205, sendo que 14.283 optaram pela educação pública. Nas instituições federais de ensino, o Censo da Educação Superior mostrou que as três insituições federais receberam 10.010 feras. As faculdades particulares, localizadas em João Pessoa e no interior do Estado, acolheram 12.922 estudantes.