Greve na rede municipal de Campina Grande começa e professores pedem reajuste no piso salarial

Profissionais cobram reajuste integral de 33,24% dos salários de quem está na ativa, aposentados e pensionistas.

Além do ano letivo, teve início nesta segunda-feira (14) uma greve por parte dos professores da rede municipal de ensino. Os profissionais pedem reajuste integral de 33,24% dos salários de quem está na ativa, aposentados e pensionistas, conforme oficializado pelo Ministério da Educação (MEC) há duas semanas.

Por outro lado, a prefeitura de Campina Grande propôs um aumento de 16,62% no salário base para os que estão na ativa junto com 16,62% em forma de abono temporário. Desse modo, até o fim do ano, o aumento seria totalmente incorporado.

Mas, parte da categoria não aceitou a proposta. Por isso, não houve aulas em algumas unidades de ensino, a exemplo do bairro das Malvinas. Já em outras instituições, houve aula com adoção de protocolos contra a Covid-19.

O secretário municipal de educação, Raymundo Asfora, disse que entrou com uma ação na Justiça para que os professores voltem para sala de aula. Ele espera que ainda nesta segunda-feira receba uma decisão do poder judiciário, assim como um relatório das instituições que estão sem aulas.