Carteira de estudante: saiba quais são os benefícios do documento

Meia-passagem e meia-entrada são os principais descontos garantidos para quem tem a carteirinha.

A carteira de estudante é o documento que identifica e comprova que o aluno está vinculado a uma instituição de ensino. Além disso, proporciona uma série de descontos em atividades cotidianas e eventos culturais.

Para ter acesso ao documento, é necessário que o estudante esteja matriculado nas modalidades de ensino infantil, fundamental, médio, cursos superiores de graduação ou pós-graduação, a exemplo de especialização, mestrado ou doutorado.

A carteirinha está disponível para alunos de ensino no formato presencial e educação a distância.

O documento possui validade de 12 meses, entre os meses março de cada ano, e pode ser usada logo após a emissão.

Benefícios para quem tem carteira de estudante

Os estudantes que possuem a carteirinha podem usufruir de alguns benefícios como meia-entrada em eventos culturais, a exemplo dos descritos abaixo:

  • Shows
  • Peças e espetáculos teatrais
  • Cinema
  • Eventos esportivos
Veja também  Seleção para preenchimento de 450 vagas para cursos gratuitos de licenciatura da UEPB tem inscrições prorrogadas

Outro benefício para quem tem a carteira de estudante é o pagamento de meia-passagem no transporte público. Na verdade, cada cidade possui regras quanto a esse desconto que, no geral, costuma ser de 50%.

O estudante pode obter, ainda, desconto em passagens intermunicipais e interestaduais, com requisitos que variam conforme as leis de cada estado.

Algumas empresas também costumam oferecer descontos em produtos e serviços para quem possui a carteirinha, como pacotes de tecnologia e acesso para plataformas de streaming.