Projeto Cine Enem 2021 tem início nesta quarta com exibição de ‘1817, a Revolução Esquecida’

Cine Enem exibe e discute filmes com temáticas que poderão ser exploradas nas provas do exame.

Bruno Ferrari em “1817: A revolução esquecida” (2017) — Foto: Reprodução
Bruno Ferrari em “1817: A revolução esquecida” (2017) — Foto: Reprodução

O Cine Enem, projeto da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), começa nesta quarta-feira (11). A iniciativa exibe e discute filmes com temáticas que poderão ser exploradas nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Cada exibição trata de uma área do conhecimento diferente, como História, Literatura, Química, Biologia, entre outras. São convidados professores para incentivar o debate.

As exibições acontecem no Cine Teatro São José, em Campina Grande, sempre às quartas-feiras, a partir de 16h. Para ampliar o alcance a um maior número de alunos das redes pública e privada de ensino, as sessões também serão transmitidas pela TV Funesc.

O primeiro Cine Enem 2021 será exibido nesta quarta-feira (11), às 16h, com o filme “1817, a Revolução Esquecida”, dirigido e produzido por Tizuka Yamazaki e Ricardo Fávila. Logo após, será aberto um debate com os professores Rafael Virgínio e Josineide Bezerra, que trarão contribuições, apontamentos e discussões sobre o filme e sua relação com as disciplinas de História e Geografia.

Josineide Bezerra é professora do Colégio Agrícola da UFPB, mestre em Geografia e doutora em História. Desenvolve pesquisas sobre cidadania e poder local, além de diversidades e relações de gênero. Atualmente, é também diretora da Associação Nacional de História (ANPUH – Seção PB).

Veja também  Enem 2021: mais de 9 mil candidatos podem fazer provas na Paraíba neste domingo (16)

Rafael Virgínio é formado em História pela UEPB, possui especialização em História da Paraíba e é professor do Ensino Médio em escolas de João Pessoa e Campina Grande. É autor de livro sobre História da Paraíba e professor de cursinho no Estado de São Paulo.

O evento é realizado através de uma parceria entre a Funesc e o Governo do Estado da Paraíba, Feira Literária de Campina Grande (Flic), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Festival Audiovisual Comunicurtas, Instituto Federal de Educação da Paraíba (IFPB) e Unifacisa.

>>> Único cinema de rua em atividade na PB faz campanha para arrecadar recursos e evitar fechamento

Confira a programação do Cine Enem 2021:

  • 11 de agosto – História e Geografia
  • 25 se agosto – Linguagens (Redação) e Atualidades
  • 8 de setembro – Biologia e Geografia
  • 22 de setembro – Física e Filosofia
  • 06 de outubro – Linguagens (Literatura)
  • 20 de outubro – Matemática
  • 03 de novembro – Química e Biologia
  • 17 de novembro – História e Sociologia

 

Cine Enem 2021

Quarta-feira, 11 de agosto, às 16h

Filme: “1817, a Revolução Esquecida” (Tizuka Yamazaki e Ricardo Fávila)

Exibição: Cine Teatro São José (Campina Grande)

Transmissão: TV Funesc (YouTube/TvFunesc)

Professores convidados: Rafael Virgínio e Josineide Bezerra