Arquitetura é uma opção para alunos que vão fazer o Enem; veja mais sobre o dia a dia da profissão

Arquitetas Lara Costa e Vivianne Fechine falam sobre como funciona a rotina de trabalho de um arquiteto.

O quadro ‘Lá Vem o Enem’, da TV Cabo Branco, a fim de ajudar os alunos que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio 2021 (Enem) a escolherem uma profissão ou tirar dúvidas dos candidatos que querem cursar arquitetura, conversou com as arquitetas Lara Costa e Vivianne Fechine para trazer detalhes sobre a profissão e explicar quais são as áreas de atuação profissional. Assista ao vídeo completo.

As arquitetas explicam que a arquitetura é bem abrangente e engloba diversas áreas. Algumas delas são:

  • Restauração: área da arquitetura que trabalha com patrimônios históricos
  • Urbanismo: área da arquitetura que trabalha com cidades, tráfegos e pedestres

Como é o dia a dia de um arquiteto?

O dia a dia de um arquiteto é dividido em dua etapas. A primeira é a etapa do escritório, onde acontece o processo de criação de projetos, reunião com clientes e definições de matérias. Já a segunda parte consiste em visitar a obra que foi planejada.

“O arquiteto não fica só ali dentro do escritório acompanhando o projeto. No dia a dia, a gente sempre está acompanhando as obras para que possamos ver se está tudo dentro dos conformes, como a gente planejou”, disse Vivianne Fechine.

Qual a diferença do arquiteto para o engenheiro?

O arquiteto tem a função de projetar, enquanto o engenheiro vai executar o projeto do arquiteto. São trabalhos diferentes, porém que se complementam.