Enem: ‘Admirável Gado Novo’ e histórias de Zé de Cila, de Cabaceiras, são questões no 1º dia

Música do cantor Zé Ramalho fala, também, sobre a história de um povo sofredor. Que trabalha mais do que ganha e que dentro de uma realidade muito dura, ainda consegue encontrar felicidade. 

Zé Ramalho (Foto: Divulgação/DVD Zé Ramalho)

O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aconteceu neste último domingo (21). Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), de um total de 3,1 milhões de candidatos inscritos, cerca de 2,3 milhões compareceram às provas. Os alunos foram submetidos a testes de linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias, além da redação. Duas questões do exame falam sobre a Paraíba e traz arte de paraibanos. 

A primeira questão que fala sobre a Paraíba trouxe a vivência de Zé de Cila, um comerciante e contador de histórias do município de Cabaceiras, no Cariri da Paraíba. Na prova, ele foi comparado ao personagem Chicó, do Auto da Compadecida, por sua forma de contar a realidade.

Zé de Cila é um comerciante e contador de histórias de Cabaceiras, a Roliúde Nordestina. Foto: TV Paraíba/Reprodução

Veja a questão:

A segunda questão um trouxe trecho da música “Admirável Gado Novo”, do cantor Zé Ramalho, que é paraibano do Brejo do Cruz. A letra da música fala, também, sobre a história de um povo sofredor. Que trabalha mais do que ganha e que dentro de uma realidade muito dura, ainda consegue encontrar felicidade. 

O verso em que o cantor diz “Eh, oô, vida de gado” traz a ideia de que vivemos como animais de pasto, nos alimentando para alimentar os outros e que não temos consciência própria. 

 

 

 

Sobre o Enem 2021 na Paraíba  

O Enem 2021 teve mais de 20 mil faltosos na Paraíba, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A prova aconteceu em mais de 50 municípios paraibanos.

De acordo com os dados do Inep, 91.005 pessoas estavam inscritas para a prova física do Enem na Paraíba. Deste total, 22,9%, aproximadamente 21 mil pessoas não compareceram ao primeiro dia do exame. Já a prova digital, que aconteceu em dois municípios paraibanos, teve 2.447 inscritos. Do total de inscritos, 44,6%, aproximadamente 1.091 pessoas, não compareceram ao primeiro dia de provas.

Na Paraíba, um total de 55 municípios tiveram a realização de provas do Enem neste domingo (21). Foram 350 locais de prova e 4.468 salas de prova no estado, para a aplicação da prova física.

Já o Enem digital aconteceu em dois municípios paraibanos, com 58 locais de prova e 147 salas destinadas a este modelo do exame.

O segundo dia de provas do Enem acontece no próximo domingo (28), com a aplicação de questões de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias.