Tema da redação da reaplicação do Enem 2021 é ‘Reconhecimento da contribuição das mulheres nas ciências da saúde no Brasil’

Mais de 8 mil candidatos que ficaram isentos do pagamento em 2020 mas faltaram as provas e não justificaram ausência estavam aptos a fazer a 2ª aplicação.

(Foto: Rizemberg Felipe/Arquivo)

O tema da redação da reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 é “Reconhecimento da contribuição das mulheres nas ciências da saúde no Brasil”.

A produção da redação faz parte do primeiro dia de provas da segunda aplicação do exame, que acontece neste domingo (9). O exame acontece para quem teve isenção do pagamento em 2020, mas faltou nas provas e não justificou a ausência.

Na edição regular, aplicada em novembro de 2021, os inscritos dissertaram sobre “invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”.

Na Paraíba, pelo menos 8.555 candidatos estão aptos para fazer as provas, conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Também começa neste domingo a aplicação para os adultos privados de liberdade e jovens cumprindo medida socioeducativa que inclui privação de liberdade (Enem PPL). Na Paraíba, a prova acontece para 906 inscritos.

O segundo dia de provas acontece no domingo seguinte, dia 16 de janeiro. Os gabaritos devem ser divulgados no dia 19 de janeiro e o resultado no dia 11 de fevereiro.

Relembre os temas da redação do Enem nos últimos 5 anos:

> Enem 2021 – “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”

>Enem 2020 – “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”

>Enem 2019 – “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”

>Enem 2018 –  “Manipulação do comportamento de usuário pelo controle de dados na internet”

>Enem 2017 – “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”

>Enem Reaplicação 2016 – “Caminhos para combater o racismo no Brasil”

>Enem 2016 –“Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”