Enem 2018: cálculo envolvendo rendimento do salário mínimo ajuda a estudar matemática

(Foto: Rizemberg Felipe)
(Foto: Rizemberg Felipe)

Dica por Valdir Junior, professor de Matemática do Século Colégio e CursoEnem 2018: cálculo envolvendo rendimento do salário mínimo ajuda a estudar matemática

O salário mínimo é o mais baixo valor de salário que os empregadores podem legalmente pagar aos seus funcionários pelo tempo e esforço gastos na produção de bens e serviços a nível nacional. Também é o menor valor pelo qual uma pessoa pode vender sua força de trabalho. Existe em praticamente todos os países do mundo. São diversas as opiniões sobre as suas vantagens e desvantagens. Seus defensores dizem que aumenta o nível de vida dos trabalhadores e reduz a pobreza. Seus opositores dizem que, se for alto o suficiente para ser eficaz, aumenta o desemprego, especialmente entre os trabalhadores com produtividade inferior (devido à inexperiência ou deficiência), prejudicando, assim, os trabalhadores menos qualificados para o benefício dos mais qualificados do seu tipo de trabalho, ele é estabelecido por lei e reavaliado todos os anos com base no custo de vida da população. A tabela apresenta uma série histórica do salário-mínimo no Brasil:

Que número inteiro representa, o valor mais aproximado do aumento sofrido pelo salário-mínimo, de 1994 a 2008, em pontos percentuais?

  • a) 14
  • b) 38
  • c) 67
  • d) 265
  • e) 493

RESPOSTA: LETRA E

Comentário:

70  100%
415   x
x = 592,8%

Logo o aumento aproximado foi de 493%