COTIDIANO
Enem 2022: saiba o que fazer com a nota para entrar na universidade
Candidatos que fizeram provas do Enem 2022 podem ter acesso ao ensino superior por meio do Sisu, Fies e Prouni com nota do exame.
Publicado em 09/02/2023 às 10:02
O prazo para divulgação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2022), principal meio de ingresso ao ensino superior no Brasil, foi adiantado para esta quinta-feira (9) e o candidato já pode conferir a nota.
Para acessar o desempenho, o candidato deve entrar na Página do Participante e fazer o login, com os dados já cadastrados no sistema.
O candidato, portanto, já pode se planejar a respeito de como vai usar na nota obtida n Enem 2022. Por isso, o Jornal da Paraíba traz as principais possibilidades.
Sisu
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o programa que seleciona estudantes para universidades públicas. Pelas regras dele, o aluno pode mudar suas opções de curso no sistema o quanto quiser, ao longo do período de inscrição, tomando como base as notas de corte parciais divulgadas todos os dias.
As inscrições podem ser feitas entre os dias 16 e 24 de fevereiro. Já o resultado está previsto para o dia 28 do mesmo mês.
Fies
Já o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é o programa do governo federal que paga parte das mensalidades de estudantes em universidades e faculdades privadas, que devem ser quitadas após a formatura. Nessa modalidade, o aluno pode ter acesso a um percentual de 50% a 100% de financiamento da mensalidade do curso.
Para conseguir o financiamento, o candidato deve ter renda familiar mensal per capita de até três salários mínimos.
As inscrições devem ser feitas de 7 a 10 de março. O resultado será divulgado no dia 14 do mesmo mês.
Prouni
Por último, o Programa Universidade para Todos (Prouni) oferece bolsas integrais, de 100%, e parciais, de 50%, em universidades particulares.
Nessa categoria, só pode concorrer quem cursou os três anos do ensino médio em escolas da rede pública ou com bolsa integral em colégios privados. A renda per capita da família deve ser de até três salários mínimos.
As inscrições devem ser feitas de 28 de fevereiro a 3 de março. Os resultados serão divulgados a partir do dia 7 de março.
Comentários