Paraíba é o 2ª estado do país com maior percentual de alunos do ensino médio em escolas integrais

Escolas estaduais da Paraíba de ensino médio integral registram 64.558 alunos.

Foto: Francisco França/Arquivo

A Paraíba é o 2º estado brasileiro com o maior percentual de alunos matriculados no ensino médio, na modalidade de tempo integral, na rede pública de ensino. De acordo com o Censo Escolar 2023, são 55% dos estudantes que se enquadram nessa categoria.

De acordo com a Secretaria de Estado da Educação, as escolas estaduais de ensino médio integral registram 64.558 alunos matriculados.

O percentual caiu em relação ao número levantado em 2022, quando foi de 57,8%.

Na lista nacional, o estado fica atrás apenas do estado vizinho, Pernambuco, que tem um percentual de 66,8%, 4% maior que o de 2022, que era de 62,5%.

O índice paraibano é mais que o dobro do brasileiro, que é de 21,9%, maior que o de 2023, que era de 20,4%.

Em toda a Paraíba, conforme a Secretaria Estadual de Educação, existem 304 Escola Cidadãs Integrais, sendo que 152 delas também oferecem ensino técnico, distribuídas pelos municípios paraibanos.

O número de unidades é mais do que a metade da quantidade de escolas da rede estadual. No total, são 595, sendo que 291 escolas de ensino regular. Veja a proporção no gráfico abaixo:

Como é o ensino integral na Paraíba

As aulas no ensino médio integral começam às 7h30 e terminam às 16h30. Na escola, o estudante lancha pela manhã, almoça e lancha novamente no turno da tarde. A alimentação é oferecida pela unidade ensino.

Ao longo do dia, os alunos têm acesso a disciplinas da Base Nacional Comum Curricular, assim como também da parte diversificada do novo ensino médio e da base técnica.

Essa metodologia faz parte da ideia de integralidade do modelo pedagógico oferecido nas escolas cidadãs integrais do estado.

Na parte diversificada do currículo das escolas cidadãs integrais paraibanas, ficam disponíveis disciplinas a exemplo de Projeto de Vida, Tutoria e Protagonismo Juvenil.

Já as disciplinas eletivas são construídas nas próprias escolas, de maneira interdisciplinar, com a participação de pelo menos dois professores de componentes diferentes, e, preferencialmente, de áreas distintas.

Os componentes eletivos, em cada escola, são a consolidação dos projetos de vida que os estudantes apresentam durante a semana de acolhimento, que acontece no início do ano letivo.