UFPB abre 120 vagas para processo seletivo de transfêrencia; veja como se inscrever

Universidade Federal da Paraíba (UFPB), divulgou edital do Processo Seletivo de Transferência Voluntária (PSTV) para ingresso no período letivo de 2024.1. Estão sendo ofertadas 120 vagas.

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), publicou um edital com 120 vagas para o Processo Seletivo de Transferência Voluntária (PSTV) para ingresso no período letivo de 2024.1.

O processo seletivo é voltado para a seleção de estudantes com vínculo ativo em cursos de graduação presenciais de outras Instituições de Ensino Superior, públicas ou privadas, para preenchimento de vagas nos cursos de graduação presenciais da UFPB. As vagas são ofertadas para cursos presenciais dos campi de Areia, João Pessoa, Rio Tinto e Mamanguape.

Como se inscrever?

A inscrição é feita exclusivamente através de um formulário na internet, no endereço eletrônico do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), entre os dias 26 de março e 2 de abril, além do envio da documentação exigida no edital nº 9/2024. A taxa de inscrição é de R$ 142,20, com vencimento até dia 3 de abril e o pagamento pode ser realizado em qualquer agência do Banco do Brasil. Os critérios para pedido de isenção do pagamento de taxa também encontram-se descritos no edital.

Quem pode se inscrever?

Para realizar a inscrição, o interessado deverá ter cursado e integralizado, na instituição de origem, um mínimo de 25% da carga horária total do curso ao qual se encontra vinculado na data da inscrição, e não pode ter integralizado, no curso de origem, mais de 50% da carga horária total do curso ao qual se encontra vinculado na data da inscrição.

O candidato também precisa ter realizado pelo menos uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos últimos 3 anos (2021, 2022 e/ou 2023), na qual será considerada a maior média geral obtida pelo candidato dentre essas edições, observando-se a média geral mínima do Enem de 400,00 pontos, e nota mínima de redação de 400,00 pontos. O candidato não poderá ter zerado nenhuma prova.

Ainda é preciso estar vinculado, na instituição de origem, a curso idêntico ao pleiteado no ato da inscrição e, em caso de não haver curso idêntico na UFPB, deverá pleitear um que seja da mesma área de conhecimento (conforme Anexo II do edital).

Resultado

A chamada dos candidatos será feita uma única vez, sem possibilidade de lista de espera. A previsão de divulgação do resultado final do processo seletivo é dia 15 de maio e o cadastramento dos classificados, dia 16 de maio.