Má Postura: principais riscos da postura errada

Foto/divulgação

Você sabia que a má postura causa dor de cabeça? Pois é… E não é só isso, viu? Não corrigir a má postura, com o passar do tempo, traz consequências, até as mais sérias, como problemas de circulação do sangue, doenças renais, dor na cervical e na região lombar, além da escoliose, um tipo de desvio na coluna vertebral que afeta todo o corpo. 

Vale destacar que a harmonia é essencial. Os órgãos, ossos, músculos e as articulações precisam de total equilíbrio e sustentação, a fim de evitar danos ao eixo central do corpo: a coluna. Comece a mudança com ações simples do dia a dia! 

Muitos erros que você comete nem sempre são notados. Sabia disso? Como sentar num sofá muito fundo, ficar curvado ao usar o celular, ou ainda, carregar peso demais. 

Fique atento(a) a forma como você mantém o seu corpo todos os dias. Na cadeira, em pé, ao caminhar, etc. É o seu bem-estar que está em jogo, viu? Ponha a sua saúde em primeiro lugar!

Veja os riscos da má postura!

Por que você deve corrigir a má postura?

Não é nenhum segredo que a má postura faz mal à saúde, não é mesmo? 

Mesmo assim, muitos hábitos ruins são ignorados, essa é a verdade! Isto é, até com os sinais de que há algo de errado, como a dor e mal-estar. Porém, é preciso mudar isso logo, o quanto antes para não agravar a situação ainda mais! 

5 Consequências da má postura

1. Barriga saliente

A barriga saliente aparece não só pelo ganho de peso em excesso, mas também pela má postura. Se você mantém o corpo curvado faz com que os músculos do abdômen fiquem pressionados, o que deforma o corpo.

Assim, a famosa “barriguinha” começa a tomar forma por causa do jeito que você sustenta o peso do corpo com a má postura.

2. Dor de cabeça

A dor de cabeça é muito comum no dia a dia, sem dúvida! Mas às vezes ela poderia ser evitada, não é mesmo? Isto é, se a causa da dor de cabeça fosse reduzida, bem como a carga de estresse, o excesso de estímulos visuais e… a má postura! 

A tensão muscular é muitas vezes gerada pela postura errada, o que, por sua vez, ocasiona a dor de cabeça, até mesmo a mais intensa, viu? Buscar exercícios para melhorar a postura é o que você deve fazer.

3. Doenças posturais

A escoliose, a cifose e a lordose são doenças da má postura corporal e indicam um dano mais acentuado. O que é avaliado pelo médico, que estuda as curvaturas em cada caso é a corcunda nos ombros ou o “S” na coluna vertebral, por exemplo. 

É bom lembrar que as doenças pela má postura levam à dor intensa e até mesmo à falta de ar em dado momento. Por isso, você deve corrigir a postura o quanto antes!

4. Fadiga Muscular

A fadiga muscular é um tipo de cansaço intenso, em que é difícil até mesmo estar de pé. Falta força, falta energia e sobra dor, viu?!

Ficar com o corpo mal posicionado gera fadiga muscular, o que é possível aliviar com a correção da postura, e claro, com hábitos mais saudáveis. Fique alerta aos sinais de exaustão.

5. Distúrbios do sono

Já reparou que não achar a posição para dormir tira o sono? Pois é! Muitos distúrbios do sono ocorrem pela postura incorreta, ainda mais na hora de dormir.

Nessas horas, tente alinhar o corpo a fim de relaxar melhor. Acomode o corpo na cama de forma saudável e que deixe a espinha reta. Isso vai te ajudar a dormir bem.

Tem como evitar a má postura?

Sim, tem! Veja as melhores dicas para melhorar a sua postura. 

  • Coloque os móveis na altura correta, para não se debruçar ou ter de elevar o pescoço;
  • Faça atividades físicas;
  • Invista em um colchão melhor, que deixe a sua espinha reta;
  • Alongue mais o seu corpo;
  • Evite sofás muito baixos e cadeiras macias demais;
  • Compre itens ortopédicos, a fim de aliviar as dores nos pés e na coluna;
  • Evite a má postura ao usar o celular todos os dias.