Tricampeão Andy Irons morre aos 32 e deixa o mundo do surfe em choque

Havaiano, que teria contraído dengue em Portugal, não disputou a etapa de Porto Rico no Circuito Mundial; sua mulher está grávida de oito meses

Do Globoesporte.com

Uma notícia trágica pegou o mundo do surfe de surpresa nesta terça-feira. O havaiano Andy Irons, tricampeão mundial, morreu na cidade de Dallas, quando voltava de Porto Rico para o Havaí. O surfista de 32 anos estava com dengue hemorrágica, e ainda não se sabe onde ele contraiu a doença.

As primeiras informações são de que ele teria ficado doente em Portugal. De lá, voou para Porto Rico, onde disputaria nesta semana mais uma etapa do Mundial, mas não conseguiu competir. Na volta para casa, fez uma parada no Texas e, passando mal, não conseguiu pegar o outro voo para o Havaí. Ele teria sido encontrado por um funcionário do hotel em Dallas, por volta das 10h no horário local.

Clique aqui e confira a galeria com imagens da carreira de Andy Irons

A mulher de Andy, Lyndie, está grávida de oito meses, e o filho do casal tem previsão para nascer em dezembro. Ela não viajou para Porto Rico. Na segunda-feira, colocou mensagens na página do Facebook comentando a festa de Haloween da família.

A Associação dos Surfistas Profissionais (ASP), que organiza o Circuito Mundial, suspendeu as atividades desta quarta-feira na etapa de Porto Rico, sem previsão de volta. Na segunda, a australiana Stephanie Gilmore foi tetracampeã. A disputa no masculino está na terceira fase. A ASP divulgou uma nota em nome da família, que agradece o apoio dos fãs e pede um momento de privacidade.

Único surfista que conseguiu se aproximar do mito Kelly Slater nesta década, com três títulos mundiais seguidos entre 2002 e 2004, Irons venceu uma das oito etapas disputadas até agora no Circuito de 2010. Ele foi campeão em Teahupoo, no Taiti, em setembro, derrubando Mick Fanning, Slater e, na final, o americano CJ Hobgood. Foi seu primeiro título desde Arica, no Chile, em 2007. Slater ganhou três etapas no atual campeonato e pode ser decacampeão ainda em Porto Rico, nesta semana.

Irons nasceu no dia 24 de julho de 1978 em Kauai, no Havaí. Começou a surfar aos 8 anos e venceu sua primeira competição como profissional em 96, aos 18 anos. Foi campeão mundial em 2002, 2003 e 2004, ficando em segundo lugar nos dois anos seguintes (atrás de Slater). Entrou para o Surfing Walk of Fame, na Califórnia, em 2008.