Dois jogos abrem a 2ª divisão da Paraíba

‘Clássico mineiro’ é atração da rodada em Itaporanga. Sete times estão na briga pelas duas vagas na elite do ano que vem.

Cruzeiro e Atlético de Cajazeiras iniciam neste domingo, às 15h15, no Estádio Zezão, em Itaporanga, a luta pelo retorno à Primeira Divisão do Campeonato Paraibano, da qual fizeram parte em 2008 e 2010, respectivamente. Os dois times estreiam na Segundona abrindo o Grupo do Sertão, que tem ainda a Desportiva Picuiense.

De acordo com o regulamento da competição, os dois primeiros colocados nesta fase se classificam para o Quadrangular final, que irá apontar o campeão e o vice, que ascenderão à Série A, em 2013.

No Cruzeiro, a diretoria decidiu apostar alto para tentar o acesso, pois trouxe jogadores experientes como os atacantes Edmundo e Delany, que caíram com o Esporte de Patos este ano, o zagueiro Rogério, ex-Botafogo-PB, o lateral-direito Zé Wilker, ex-Sousa e Auto Esporte, entre outros. O time será comandado por Aldo França, que veio do futebol baiano.

Durante a fase de preparação, a Raposa do Sertão disputou três amistosos contra Nacional de Patos, mistão do Campinense e Seleção de Catingueira, vencendo todos. A equipe para a estreia deve ser anunciada oficialmente momentos antes da partida, mas será a base dos jogos preparatórios.

Pelo lado do Atlético, os dirigentes também decidiram investir em boas contratações para garantir a volta do Trozão Azul ao cenário paraibano. A primeira providência foi repatriar o técnico Jorge Pinheiro, que levou o time ao acesso em 2009.

Com relação ao time, o comandante alviazulino terá jogadores experientes, casos do lateral Paulinho, ex-Paraíba de Cajazeiras.

A meta dos dirigentes é fazer com que haja clássico local no próximo ano, pois o Paraíba fez bela campanha este ano e se manteve na primeira divisão.

Na fase de preparação, o time cajazeirense também disputou vários amistosos, sendo o último deles diante do Icasa-CE, no Ceará, onde foi goleado por 4 a 0.

REGULAMENTO
A Segundona é disputada por sete clubes – quatro na chave do litoral, que também inclui Desportiva Guarabira e Sport Campina – e outros três na chave do Sertão. Os dois melhores de cada grupo passam para o quadrangular final, onde todos jogam entre si em jogos de ida e volta. Os dois que somarem mais pontos sobem para a primeira divisão.