Competição será aberta nesta terça-feira no ginásio da UFPB

Mais de 3.850 atletas de 12 a 14 anos vão participar dos jogos em João Pessoa.

 Após dois anos, João Pessoa vai receber novamente mais uma edição dos Jogos Escolares da Juventude a partir desta quarta-feira. Desta vez, a competição é para atletas de 12 a 14 anos e os mais de 3.850 mil competidores vão participar da cerimônia de abertura às 18h desta terça-feira, no Ginásio da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Além deles, vão participar do evento o ministro do Esporte, Leonardo Picciani, e grandes nomes do esporte nacional, como Vanderlei Cordeiro de Lima, que vai acender a pira do evento, e Sarah Menezes.

 A abertura acontece nesta noite, mas as disputas das provas vão começar apenas na quarta e vão até o dia 29 de setembro. Ao todo, os atletas vão disputar a medalha de ouro em 13 modalidades: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, lutas, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol e vôlei.
 
A novidade deste ano é que, além dos atletas de 25 estados brasileiros, Distrito Federal e uma delegação da cidade anfitriã, a competição vai contar com a participação de uma equipe de atletismo da Argentina.
 
O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) utiliza os Jogos Escolares da Juventude para fomentar a prática de esporte entre os jovens e também como um celeiro para a descoberta de talentos. 
 
– Da delegação composta por 465 atletas do Time Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016, nada menos que 52 já participaram dos Jogos Escolares da Juventude, entre eles Mayra Aguiar, Sarah Menezes, do judô, e Hugo Calderano, do tênis de mesa. Levando-se em consideração apenas as modalidades disputadas nos JEJ’s, esse número representa aproximadamente 23% da delegação verde e amarela que brilhou nos Jogos do Rio – disse Edgar Hubner, diretor geral dos Jogos Escolares. 
 
Para inspirar os atletas da competição, a organização escolhe atletas de renome nacional para serem padrinhos dos Jogos naquela cidade. Em João Pessoa vão estar: Vanderlei Cordeiro (atletismo), que acendeu a Pira Olímpica nos Jogos Rio 2016, Daniel Paiola (badminton), Helen Luz (basquete), Angélica Kvieczynski (ginástica rítmica), Fabiana Diniz, a Dara (handebol), Sarah Menezes (judô), Lais Nunes (luta), Matheus Santana (natação), Ligia Silva (tênis de mesa) e Helia Fofão (vôlei). 
 
Após a competição, a capital paraibana vai receber mais outra edição da competição em 2016. Desta vez, é os Jogos Escolares da Juventude para atletas de 15 a 17 anos, entre 10 e 19 de novembro