Gêmeos fazem sucesso representado a Paraíba nos Jogos Escolares

Rafael e Renato venceraram as três primeiras partidas e brigam por título.

Os gêmeos da Paraíba. Assim são conhecidos os irmãos Rafael e Renato Andrew, uns dos destaques do torneio de vôlei de praia dos Jogos Escolares da Juventude, etapa de 15 a 17 anos, que estão sendo disputados em João Pessoa. A dupla venceu suas três primeiras partidas e seguem em busca do título inédito na competição após o vice-campeonato no ano passado, quando foi derrotada na final por uma parceria do Rio de Janeiro.

Naturais do Pará, Rafael e Renato chegaram a João Pessoa com seis anos de idade e deram seus primeiros passos no vôlei incentivados pela mãe e pelo irmão mais velho, que também praticavam a modalidade.

“O apoio que eles têm da família é realmente muito importante. Como a mãe e o irmão também jogavam vôlei, eles entendem e incentivam Renato e Rafael. Eles fazem de tudo para ajudar”, disse o técnico da dupla, Alexander Fragoso.

Em sete anos de parceria, a dupla já alcançou conquistas importantes. No ano passado, Rafael e Renato foram campeões do Mundial Escolar, de 15 a 16 anos, e neste ano foram vice-campeões brasileiros sub-19. De quebra, Renato ainda foi considerado o melhor jogador do Mundial Sub-19, disputado no Chipre.

Em sua terceira edição dos Jogos Escolares da Juventude, Rafael garante que o fato de serem irmãos só ajuda na hora da competição.

“Nos entendemos muito bem e vejo que as outras duplas não têm o mesmo entrosamento que nós temos”, disse o aluno-atleta, que também elogiou a estrutura dos Jogos Escolares. “É um evento muito bom, ótimo para conhecer pessoas e adquirir mais experiência para seguir na carreira”, completou.

Leia mais no Globoesporte.com/pb