Paralimpíadas: Silvana Fernandes é bronze no parataewkondo

São-bentense derrotou atleta turca na disputa do terceiro lugar na categoria K44 até 58kg

Foto: Rogério Capela/CPB

A Paraíba ganhou mais uma medalha nas Paralimpíadas de Tóquio. Silvana Fernandes conquistou o bronze no parataewkondo, na categoria K44 até 58kg, após derrotar a turca Gamze Gurdal por 26 a 9, na disputa do terceiro lugar, nesta sexta-feira, segundo dia da modalidade na competição.

Silvana tem 22 anos e é natural de São Bento, no Sertão do estado. Ela começou no esporte pelo atletismo, e só em 2018 conheceu o parataewkondo. A primeira convocação para a Seleção Brasileira foi um ano depois, em 2019. Ela tem um ouro no Pan-Americano da modalidade em Heredia, na Costa Rica, 2020, e também foi campeã nos Jogos Parapan-Americanos de Lima, em 2019.

O caminho até o bronze em Tóquio começou com vitória na primeira luta, contra Brianna Salinaro, dos EUA. No confronto seguinte, já pela semifinal, ela acabou sendo derrotada pela Dinamarquesa Lisa Gjessing, indo então disputar o bronze. Silvana venceu a turca Gamzel com folga desde o início da luta, terminando o primeiro round em 3 a 1, ampliando a vantagem no segundo, para 11 a 4, encerrando o confronto em 26 a 9, garantindo seu lugar no pódio e a segunda medalha do Brasil na modalidade, em Tóquio.

“A gente chegou aqui com um objetivo. Eu falei para o Ferla (técnico da seleção brasileira de parataekwondo) e para a comissão que não sairia daqui sem medalha, independentemente da cor. A gente pegou a semifinal, seria uma das minhas lutas mais difíceis, que era contra a número 1 do mundo, a Lisa (Gjessing). Eu já tinha ganhado dela, então seria uma luta bem equilibrada, mas ela conseguiu se sobressair. Cabeça erguida, fui em busca do bronze e graças a Deus consegui” disse Silvana.