Treze se despede da Série D com derrota para o ABC no Frasqueirão

Galo já estava eliminado e apenas cumpriu tabela em Natal

O ABC é um dos mais tradicionais clubes da região nordeste – Foto: Cassiano Cavalcanti / Treze

O Treze encerrou neste domingo a sua participação na Série D de 2021. Já eliminado e apenas cumprindo tabela, o Galo foi até Natal e perdeu para o ABC por 2 a 0 no Frasqueirão. Encerrada a participação na 4ª divisão nacional, os trezeanos agora voltam suas atenções para a disputa da pré-Copa do Nordeste, em outubro.

O jogo no Frasqueirão já começou com um lance bisonho, antes mesmo de o cronômetro marcar um minuto de bola rolando. O ABC conseguiu uma subida rápida ao ataque, e Wallyson tentou o passe, no meio da área do Treze, para Claudinho. Mas Ian Barreto apareceu antes para interceptar a jogada com um carrinho. Acontece que a bola foi na trave e voltou para ele, que tentou dar um chutão. Mas a redondinha acabou batendo no goleiro João Guilherme e indo para o fundo das redes. Gol contra, ABC à frente no placar. No restante da primeira etapa, os dois times tiveram lá suas chances de gol, mas nada de muito efusivo, e com o time da casa sempre controlando as ações do jogo até a descida para o intervalo.

Na segunda etapa, nada de muito diferente quanto a quem tomava conta da partida. Mas um episódio aos 23 minutos chamou a atenção. O árbitro recebeu orientação de um de seus assistentes e expulsou o zagueiro Vinicius, do Treze, que aparentemente ficou sem entender nada. Um princípio de confusão se instaurou, com trezeanos invadindo o campo e o jogador expulso sem querer ir para o vestiário. Contornado o pequeno tumulto, a partida seguiu, e o ABC, ainda melhor em campo, ampliou aos 45 minutos, com Ferreira, fechando o placar no Frasqueirão.

O Treze fechou sua participação na Série D na penúltima colocação do Grupo 3, com uma campanha bem ruim: em 14 jogos, o Galo conseguiu apenas duas vitórias, empatou nove vezes e perdeu outras três, somando 15 de 42 pontos possíveis, perfazendo um total de 35,7% de aproveitamento, e marcando 18 gols e sofrendo 16.

Agora o Treze, ainda sob o comando do técnico Welington Fajardo, tem pouco mais de um mês para se preparar para enfrentar o Floresta na fase preliminar da Copa do Nordeste de 2022. O duelo, em jogo único, contra o time cearense vai acontecer no dia 13 ou 14 de outubro.