Prestes a finalizar a temporada, Treze amarga aproveitamento de apenas 35,48% em 2021

Maiores aproveitamentos do Galo nas quatro competições disputadas neste ano aconteceram na Copa do Nordeste e no Campeonato Paraibano: 37,5%.

Foto: Jefferson Cariri / Treze

As competições da temporada 2021 do Treze chegaram ao fim na derrota do Galo da Borborema por 2 a 0 para o ABC, no Frasqueirão, em Natal, pela rodada #14 da Série D do Campeonato Paraibano. No próximo mês de outubro, o time de Campina Grande terá ainda a partida contra o Floresta, válida pela fase preliminar da Copa do Nordeste, que se refere a uma competição do calendário de 2022. Passados oito meses desde o início da temporada trezeana, que contou com a participação do time em quatro competições, o Alvinegro não conseguiu alcançar sequer 40% de aproveitamento em nenhum dos certames disputados.

Prestes a finalizar a temporada, Treze amarga aproveitamento de apenas 35,48% em 2021
Maior aproveitamento do Galo nas competições disputadas em 2021 foram no Campeonato Paraibano e na Copa do Nordeste: 37,5% (Foto: Jeffinho Cariri / Treze)

Ao todo foram 31 jogos realizados até o momento. Destes, oito foram pelo Nordestão, mais oito pelo Paraibano, 14 pela Série D e um pela Copa do Brasil, quando a equipe encarou o América-MG, no Amigão. Destes, o Galo venceu apenas seis, empatou 15 e perdeu outros 10, resultando em um aproveitamento de apenas 35,48% no geral, bem inferior ao aproveitamento de 48,59% da temporada 2020, quando o time do Estádio Presidente Vargas se sagrou campeão estadual, mas foi rebaixado na Série C do Campeonato Brasileiro.

COPA DO NORDESTE

Copa do Nordeste, Campeonato Paraibano, Copa do Brasil e Série D do Campeonato Brasileiro. Essas foram as disputas que movimentaram o calendário trezeano na temporada, sendo as três primeiras realizadas ainda no primeiro semestre de 2021. No Nordestão, o time de Campina Grande, naquele momento ainda comandado pelo técnico Marcelinho Paraíba, conseguiu realizar uma campanha até melhor do que se esperava. Com duas vitórias em oito partidas disputadas, o Galo chegou à última rodada ainda com chances reais de classificação ao mata-mata, no entanto, o empate por 2 a 2 contra o Sport, no Amigão, deixou o time fora da fase eliminatória, no entanto, fez com que o torcedor galista se enchesse de esperança por uma boa temporada do time.

Campanha do Treze no Nordestão 2021

8 jogos
2 vitórias
3 empates
3 derrotas
7 gols marcados
10 gols sofridos
Aproveitamento de 37,5%

CAMPEONATO PARAIBANO

Iniciando o campeonato no posto de atual campeão, o Galo da Borborema deu o pontapé na sua trajetória na 111ª edição do estadual com uma convincente goleada por 4 a 0 contra o Atlético de Cajazeiras, em Campina Grande. No entanto, esta foi, talvez, a única grande aparição da equipe no certame. A partir daí, só voltaria a vencer novamente três rodadas depois, quando bateu, de virada, o Nacional de Patos por 2 a 1, também no Amigão. O triunfo contra o Canário, inclusive, foi o último do Treze no estadual, e o que deu o pontapé a um jejum de 10 partidas sem vencer, que só viria a acabar na Série D. Ao final das disputas, o Alvinegro foi apenas 5º colocado no estadual, não conquistando, portanto, a classificação para a Série D do Campeonato Brasileiro de 2022.

Campanha do Treze no estadual 2021

8 jogos
2 vitórias
3 empates
3 derrotas
7 gols marcados
6 gols sofridos
Aproveitamento de 38,1%

COPA DO BRASIL

No dia 18 de março Treze e América-MG ficaram frente a frente, no Estádio Amigão, em Campina Grande, para iniciarem as suas respectivas campanhas na segunda mais importante competição do futebol brasileiro. Mesmo com a derrota por 1 a 0 para o Coelho, com gol sofrido no último minuto de jogo, a atuação do time naquela noite de quinta-feira é vista por torcedores até hoje como uma das grandes aparições da equipe na temporada.

Campanha do Treze na Copa do Brasil 2021

1 jogo
1 derrota
Aproveitamento de 0%

SÉRIE D DO BRASILEIRO

Após o insucesso no estadual e, consequentemente, a não classificação para a Série D de 2022, a 4ª divisão se tornou, assim como em 2018, o último cartucho do Treze para conquistar calendário no segundo semestre de 2022. No entanto, o Galo, que teve dois comandantes na caminhada na última divisão, esbarrou no alto número de empates — nove, no total —, sendo este, inclusive, o motivo pelo qual o time chegou à última rodada já eliminado do certame. As únicas duas vitórias do Alvinegro aconteceram contra o Caucaia, que terminou a competição como lanterna da chave 3 e com uma das piores defesas entre todos os 64 clubes da competição.

Campanha do Treze na Série D 2021

14 jogos
2 vitórias
9 empates
3 derrotas
18 gols marcados
16 gols sofridos
Aproveitamento de 35,7%

A queda no Brasileirão obrigou o Treze a passar por um natural processo de desmanche. Na última semana, os laterais Bruce e Ferrugem, o volante Raphael Toledo, os meias Birungueta e Romildo Vitor e os atacantes Dener, Núbio Flávio e Gustavo Índio, deixaram o Estádio Presidente Vargas, e a expectativa é que mais atletas sejam desligados do clube nos próximos dias. Não se sabe, no entanto, quais jogadores irão renovar os seus contratos nem tampouco se a diretoria executiva fará mais contratações para a disputa da fase preliminar da Copa do Nordeste de 2022.