Governo da Paraíba libera, e Botafogo-PB x Ituano terá 20% de público no Almeidão, na Série C

Novo decreto estadual entra em vigor nesta sexta-feira, e Belo vai a campo no sábado.

Foto: divulgação/Secom-PB

O Governo da Paraíba confirmou a liberação de público nos estádios e demais praças esportivas do estado. A partir do novo decreto, que entra em vigor na próxima sexta-feira, dia 1º de outubro, os jogos de futebol poderão contar com 20% da capacidade dos estádios. Assim, o jogo Botafogo-PB x Ituano, marcado para o sábado, abrindo o quadrangular do acesso na Série C, poderá receber cerca de 4 mil torcedores.

Foi numa reunião na terça-feira (28) que a nova decisão foi tomada. Até então, o último aval do Governo da Paraíba, liderado pelo governador João Azevêdo (Cidadania), havia sido a liberação de 1.000 convidados por partida do Belo. Agora, depois de mais conversas e com o avanço da vacinação em terras paraibanas, o martelo foi batido, e a torcida vai poder voltar a ver o seu time do coração nos estádios.

Vale salientar que a reunião foi decisiva para que as autoridades paraibanas permitissem que os jogos de futebol contassem com a presença de torcedores. Tanto que o novo decreto deve ser editado na quinta-feira, entrando em vigor na sexta-feira, fato que já é o suficiente para que o Botafogo-PB consiga comercializar os ingressos para o jogo de sábado, no Almeidão, contra o Ituano, jogo válido pela primeira rodada do quadrangular do acesso da Série C.

Governo da Paraíba libera, e Botafogo-PB x Ituano terá 20% de público no Almeidão, na Série C
(Foto: Dionisio Outeda/98 FM/ge)

Com a liberação de 20% de público nos estádios, a expectativa é que o Estádio Almeidão, em João Pessoa, conte com a presença de pelo menos 4 mil torcedores, o que já é um grande avanço para o clube que está há mais de ano jogando com portões fechados devido à pandemia da Covid-19.

Como apenas o Botafogo-PB vai jogar em casa neste fim de semana — o Campinense visita o Guarany de Sobral pela partida de volta das oitavas de final da Série D —, só o Almeidão é que vai poder receber torcida. No entanto, caso a Raposa avance na 4ª divisão nacional, é muito provável que o clube consiga recolocar os torcedores rubro-negros nas arquibancadas do Amigão. Mas, nessa competição, é necessário que as duas equipes entrem em acordo para contar com torcedores tanto na ida quanto no duelo de volta.

Vale destacar que o calendário 2021 do futebol na Paraíba ainda possui as disputas da fase eliminatória da Copa do Nordeste, com Sousa, Treze e Botafogo-PB, além das 2ª e 3ª divisões do Campeonato Paraibano e o Campeonato Paraibano Feminino.