Delegação da Paraíba conquista 22 medalhas no primeiro dia das Paralimpíadas Escolares

Competição está sendo disputada em São Paulo e vai até o próximo domingo, dia 27. Paraibanos contam com a participação de 51 atletas paralímpicos.

Foto: Ale Cabral/CPB

A Paraíba fez bonito logo no primeiro dia de disputas das Paralimpíadas Escolares, que estão acontecendo no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Ao todo foram 22 medalhas em provas de atletismo e natação. A delegação conta com a participação de 51 atletas paralímpicos e a ideia é, pelo menos, repetir os resultados do ano passado, quando a Paraíba terminou a competição em sexto lugar no ranking geral e a primeira posição entre os estados das regiões Norte e Nordeste.

No atletismo foram 17 medalhas: 12 de ouro, quatro de prata e uma de bronze. Dois dos destaques foram José Leonel Cândido de Lima e José Mariano de Sales Silva, ambos da cidade de Areia, no Brejo paraibano.

O primeiro garantiu duas medalhas de ouro nas provas de 60 metros rasos (Classe T43) e no lançamento de pelota (Classe F43). Já o segundo também garantiu duas medalhas de ouro nas provas de 75 metos rasos (Classe T44) e Salto em Distância (Classe F44).

Outras cinco medalhas vieram através das provas da natação. Daniel Costa Carvalho Martins ficou com o ouro na prova dos 100 metros peito (Classe SB4), Carlos Eduardo Santos da Cruz conquistou o bronze nos 50 metros livre (Classe S13), Marcone João de Souza Júnior foi prata nos 50 metros peito (Classe S10) e o maior destaque foi Lara Fernandes de Farias, com dois ouros nas provas dos 50 metros livre e 50 metros costas (Classe S10).