Nacional de Pombal passará a ser Pombal Esporte Clube em 2022

Camaleão está sob nova direção, que pretende mudar ainda escudo, cores, mascote e estatuto do clube.

Foto: Acervo pessoal / Téofilo Júnior

O Nacional Futebol Clube de Pombal está sob nova direção. No último dia 5 de novembro, uma nova diretoria foi eleita para comandar o Alviverde pelos próximos dois anos, e a tendência é que o clube pombalense passe por uma mudança radical. Os novos dirigentes desejam alterar, além do escudo, o nome, as cores e o estatuto do Camaleão.

A nova roupagem se dá pelo fato de a nova direção do time sertanejo ser composta por membros de um tradicional time amador da cidade, o Pombal Esporte Clube. O grupo tinha a intenção de dirigir uma equipe profissional de futebol, mas, como os custos para a profissionalização de um clube amador ainda são muito altos, surgiu a ideia da unificação das duas agremiações: Nacional e Pombal. O desejo dos dirigentes a curto prazo é disputar as principais competições de base do futebol local, o estadual feminino e também a 3ª divisão do Campeonato Paraibano já em 2022.

O novo presidente do Nacional de Pombal, Téofilo Júnior, explicou que o sonho da profissionalização do Pombal Esporte Clube surgiu em 2018, quando o clube, conhecido como Carcará do Sertão, foi fundado. E ele citou outras agremiações do estado, como São Paulo Crystal e Paraíba de Itaporanga, que recentemente passaram por um processo semelhante, para explicar como a ideia de transformar o Nacional de Pombal em Pombal Esporte Clube pode ser um projeto promisso para o futebol de Pombal.

“A fusão se deu com a minha eleição para a presidência do Nacional de Pombal, que já está cadastrado e federalizado junto à Confederação Brasileira de Futebol e à Federação Paraibana de Futebol. Esse processo tem se tornado cada vez mais comum em nosso estado. Posso citar grandes exemplos, como o São Paulo Crystal, o Paraíba de Itaporanga, que, ao mudar a sua sede de cidade, passou por um grande reformulação (o Paraíba era de Cajazeiras e mudou para Itaporanga). Então estamos muito otimistas, tendo de olho o nosso futuro”, afirmou.

Pombal Esporte Clube
Foto: Divulgação / Pombal Esporte Clube

Sai o Camaleão, entra o Carcará. Ainda segundo Teófilo, após a homologação da nova diretoria, ele e toda a sua diretoria se reunirão para promover modificações estatutárias e, assim, adequar o clube às novas exigências do futebol. Além das alterações de estatuto e do nome fantasia, as cores, atualmente verde e branco, mudarão para o azul e o branco, assim como o escudo do clube, que passará a ter estampado o brasão da cidade sertaneja.

“Estamos em processo de modificações estatutárias, buscando adequar o nosso estatuto às novas exigências do Código de Processo Civil, e isso acontecerá em assembléia com nossa direção, quando também mudaremos o escudo e o nome fantasia do clube, que deixará de ser Nacional Futebol Clube de Pombal e se tornará Pombal Esporte Clube. Nosso símbolo também mudará e passará a ser o Carcará, que representa a nossa cidade e o nosso povo. A partir daí, procederemos com os protocolos necessários à efetivação dessas mudanças”, pontuou.

A última competição oficial disputada pelo Nacional de Pombal foi a 2ª divisão do Campeonato Paraibano de 2019, quando o Alviverde pombalense conquistou apenas um ponto em cinco rodadas e acabou sendo rebaixado pela primeira vez em sua história à 3ª divisão do Campeonato Paraibano, que só viria a acontecer em 2021. A equipe, no entanto, não disputou o torneio, prometendo disputá-lo na próxima temporada, já com uma nova identidade.