Campeonato Paraibano de 2022 terá início em 3 de fevereiro, com dois grupos de cinco times cada

Torneio terá 15 datas e deve acabar em maio

Foto: Samy Oliveira / Campinense

O Campeonato Paraibano 2022 já tem data e sistema de disputa. O torneio começa no dia 3 de fevereiro, com dez equipes divididas em dois grupos. Com os sorteios direcionados para priorizar os clássicos na 1ª fase, assim como acontece com a Copa do Nordeste, Treze e Campinense estão na mesma chave. Casos também de Botafogo-PB e Auto Esporte, além de Sousa e Atlético de Cajazeiras. A definição foi feita na tarde desta segunda-feira em reunião entre clubes e FPF em um hotel em João Pessoa. 

Os times disputam a primeira fase dentro da chave. Estão no Grupo A: Botafogo-PB, Sousa, Atlético de Cajazeiras, São Paulo Crystal e Auto Esporte. Já no Grupo B ficaram: Treze, Campinense, CSP, Nacional de Patos e Sport-PB. Em cada rodada, um time de cada chave folga. O pior clube de cada chave cai para a 2ª divisão do estadual.

Os líderes de cada grupo, ao fim da primeira fase, avançam diretamente para as semifinais, que serão em partidas de ida e volta. Os segundo colocados e terceiros de cada chave, ao fim da fase de grupos, avançam para uma repescagem. O 2º do Grupo A pega o 3º do Grupo B e vice-versa.

A repescagem será em jogo único, com o mando de campo pertencendo aos segundos colocados. Nesse mata-mata, em caso de empate, tem prorrogação. Se o confronto seguir empatado, a decisão vai para os pênaltis. Dois times avançam para as semifinais. Em caso de empate no resultado agregado da semi, a decisão da vaga para a final será nos pênaltis. A decisão também será em partidas de ida e volta. O torneio terá 15 datas e deve terminar em maio.