Craques do passado: Adelino, o Leão do Galo

Atacante histórico do Galo fez grandes feitos pelo clube, conquistou um título estadual e até hoje é o segundo maior goleador do Treze na história.

Foto: Reprodução / Treze Futebol Clube: 80 Anos de História

Foram muitos os jogadores potiguares que fizeram sucesso e marcaram seu nome no futebol paraibano. O mais importante, pelo menos para o Treze, foi o grande goleador Adelino, conhecido como “Leão do Galo”. Adelino é até hoje um dos maiores ídolos da história trezeana.

Feito a lá Pelé, taça erguida, muitos gols nas redes adversárias e várias partidas com a camisa alvinegra sedimentaram o carinho que a enorme massa trezeana tem com um dos maiores jogadores que passou pelo clube. 

Natural de Mossoró, Adelino Aquino Neto nasceu no dia 27 de maio de 1949. Fez seus primeiros passos, passes e gols no Ypiranga de Mossoró. Com 20 anos, desembarcou em Campina Grande para vestir a camisa do Treze. E aí começou uma linda história. 

Logo nos primeiros anos pelo Galo da Borborema, Adelino começou a se destacar com gols. Tanto que em 1972 chamou atenção do Fortaleza, para onde se transferiu em 1973. No ano seguinte jogou no Sampaio Corrêa. Em 1975 voltou para atuar na Paraíba, mas pela Desportiva Borborema. Não demorou muito e na mesma temporada voltou para o Treze.

Craques do passado: Adelino, o Leão do Galo
Foto do último gol de Adelino pelo Treze, marcado em 7 de maio de 1980 // Foto: Reprodução / Treze Futebol Clube: 80 Anos de História

Essa segunda passagem foi ainda mais marcante. Adelino se firmou como grande goleador do Treze e marcou muitos gols. Até hoje é o vice-artilheiro da história do Alvinegro em jogos oficiais com 151 gols, atrás apenas de Mário Buchudo, que marcou 178 gols. 

Foi nessa segunda passagem que Adelino conseguiu seu único título paraibano com a camisa alvinegra. Isso mesmo! Adelino se tornou ídolo mesmo não alcançando tantos troféus. Em 1975, no entanto, em um confuso campeonato até hoje discutido pelo Campinense, que se trata como campeão estadual daquele ano, o Treze teve o título dividido com o Botafogo-PB. Essa pelo menos é a versão oficial, defendida pela Federação Paraibana de Futebol (FPF), que concedeu o título para Belo e Galo, que ganharam um turno cada um.

Adelino tem outro título, mas individual. No Campeonato Paraibano de 1979, o “Leão do Galo” foi o maior goleador do torneio com 19 gols. Esse foi o ano que Adelino também entrou para a história do futebol brasileiro. É que o atacante igualou um feito do Rei do Futebol.

Em um dos compromissos do Galo pelo estadual, o Treze aplicou uma goleada sobre o Nacional de Cabedelo por 13 a 0. Adelino marcou “apenas” oito gols na partida, se igualando a Pelé, que havia feito isso em 1964, diante do Botafogo de Ribeirão Preto, pelo Campeonato Paulista, e Jorge Mendonça, que também marcou oito vezes na vitória do Náutico sobre o Santo Amaro pelo Pernambucano de 1974.

Adelino morreu no dia 3 de maio de 2017, aos 67 anos de idade, em Campina Grande, em decorrência de uma complicação gástrica, entrando para sempre na consagrada história do Treze Futebol Clube.