TJDF-PB delibera abertura de inquérito em suposto caso de injúria racial de torcedor na final do Paraibano

Botafoguense foi flagrado em vídeo fazendo gestos obscenos e, supostamente, chamando integrantes da delegação do Campinense de “macaco”. O Belo registrou BO contra esse torcedor.

Botafogo-PB denuncia torcedor do próprio clube por suposta injúria racial na final do Paraibano 2022. Foto: Reprodução / Redes sociais

O Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol da Paraíba (TJDF-PB) determinou nesta terça-feira a instauração de inquérito para investigar o suposto caso de injúria racial, que teria acontecido no último sábado, no Estádio Almeidão, no jogo de ida da final do Campeonato Paraibano Pixbet 2022. O Botafogo-PB, mandante na partida contra o Campinense, também deve ser intimado para prestar esclarecimentos. O procedimento policial tem prazo máximo de 15 dias para ser concluído. O TJDF-PB determinou ainda que o Belo seja intimado a prestar esclarecimentos em até 24 horas e que o torcedor — que estava trajando uma camisa botafoguense — seja proibido de ter acesso às dependências do clube e do Almeidão.

No documento, o TJDF-PB trata o ocorrido como uma possível configuração de crime de injúria racial. Além disso, afirma que, com os materiais recolhidos até aqui, ainda não é possível ter uma conclusão sobre o caso. Dessa forma, o inquérito servirá para apurar todos os fatos e deve ser concluído com relatório no prazo máximo de 15 dias.

O Tribunal ainda fez duas determinações para o Botafogo-PB: a primeira delas obriga o clube a apresentar esclarecimentos sobre o caso dentro de um prazo de 24 horas, incluindo a amostra de cópias de documentos, fichas internas, boletins de ocorrência etc; a segunda é para o Belo proibir o acesso do torcedor a quaisquer dependências do clube.

Abertura Inquérito — Foto: Divulgação / TJDF-PB
— Foto: Divulgação / TJDF-PB
Abertura Inquérito — Foto: Divulgação / TJDF-PB
— Foto: Divulgação / TJDF-PB

ENTENDA O CASO

Um grupo de torcedores do Botafogo-PB, autodenominado Setor 31, acusou um torcedor do próprio Belo de cometer injúria racial, que teria acontecido no último sábado, nas arquibancadas do Estádio Almeidão, durante o jogo de ida da final do Campeonato Paraibano Pixbet 2022. A acusação foi feita já no domingo, através de um vídeo que foi amplamente compartilhados nas redes sociais.

O momento foi flagrado através de um cinegrafista amador. A filmagem mostra um homem vestido com uma camisa do Botafogo-PB fazendo gestos obscenos, estirando o dedo do meio, e proferindo uma palavra que parece ser “macaco”. Além disso, gesticula com as duas mãos espalmadas ao lado da cabeça. No vídeo, no entanto, não é possível identificar para quem eram direcionadas essas palavras e gestos.

Na segunda-feira, o Alvinegro da Estrela Vermelha confirmou que havia identificado o torcedor, registrado Boletim de Ocorrência contra ele e providenciando a sua exclusão do quadro de sócios do clube.

De acordo com Guilherme Moura, vice-presidente jurídico do Botafogo-PB, o clube registrou um BO na Delegacia de Polícia Civil do Bairro do Cristo, mas ele admitiu que não era possível concluir se havia sido cometido algum crime, embora entenda que as atitudes sugerem um caso de injúria racial.

Ainda não sabemos se houve crime. Mas a extrapolação de limites do torcedor sugere um caso de injúria racial. Coletamos o material, comunicamos às autoridades, e eles decidirão o que farão com o material, comentou.

Guilherme Moura, vice-presidente jurídico do Botafogo-PB — Foto: Reprodução / TV Belo
Guilherme Moura, vice-presidente jurídico do Botafogo-PB — Foto: Reprodução / TV Belo

O Campinense também se pronunciou através de nota oficial. Através do texto, o clube disse repudiar o ato do torcedor e manifestou o interesse em que ele seja identificado, localizado e punido pelas autoridades competentes.

Nas redes sociais, torcidas de Botafogo-PB e Campinense se pronunciaram sobre o ocorrido do último sábado.

Na partida, dentro de campo, o Campinense venceu o Botafogo-PB por 2 a 1, e tem a vantagem do empate no jogo de volta. A bola rolará no próximo sábado, às 16h, no Estádio Amigão, em Campina Grande.