Com Campinense na fase de grupos, Treze e Botafogo-PB vão para a fase preliminar da Copa do Nordeste de 2023

Galo entra na primeira fase eliminatória e jogará como mandante, em jogo único. Já o Belo estreia apenas na segunda fase, que terá dois jogos.

Taça da Copa do Nordeste. Foto: Cisco Nobre / ge

Com a definição do Campeonato Paraibano no último sábado, quando o Campinense bateu o Botafogo-PB e ficou com o título estadual, foram definidas também as 36 equipes dos nove estados do Nordeste que participarão da Copa do Nordeste de 2023. Os clubes foram divididos nos respectivos estágios: fase de grupos, onde está a Raposa, e o chamado “Pré-Nordestão”, com Treze e Botafogo-PB, que terá duas etapas.

É válido pontuar que a fase de grupos da Copa do Nordeste é composta pelos campeões de cada estado, como é o caso do Campinense, além de Ceará, Sport e Bahia, que entram através do ranking nacional de clubes. Na 2ª fase preliminar, onde está o Botafogo-PB, estão oito times, entre vices estaduais e melhores ranqueados. Já a 1ª fase do pré-Nordestão, onde o Treze inicia a sua trajetória rumo à fase de grupos, é composta por 16 times que alcançaram vagas pelos torneios locais.

Com Campinense na fase de grupos, Treze e Botafogo-PB vão para a fase preliminar da Copa do Nordeste de 2023
Em 2021, o Treze foi eliminado pelo Floresta-CE, na primeira fase do pré-Nordestão | Foto: Ronaldo Oliveira / ASCOM Floresta EC

Assim como aconteceu na última temporada, o Treze é o primeiro representante da Paraíba a jogar na fase preliminar do torneio regional. Ainda sem data e adversário definidos pela Liga do Nordeste, o Galo da Borborema sabe apenas que fará esse jogo único em casa, assim como aconteceu na última temporada, quando foi eliminado pelo Floresta-CE, após derrota por 3 a 1. 

 

Na fase seguinte, é a vez de o Botafogo-PB entrar em campo, onde enfrentará uma das equipes vencedoras dos confrontos da primeira fase preliminar. Na temporada passada o adversário foi o Imperatriz-MA, equipe que foi batida pelo Belo no Estádio Almeidão por 2 a 0. Caso avance, o Alvinegro da Estrela Vermelha medirá forças, em dois jogos, com um novo adversário, em confronto que definirá um dos quatro classificados à fase de grupos do Nordestão de 2023. 

Confira a distribuição dos 36 clubes no Nordestão:

 

Fase de grupos: ABC, Atlético-BA, Bahia, Campinense, Ceará, CRB, Fluminense-PI, Fortaleza, Náutico, Sampaio Corrêa, Sergipe e Sport.

 

2ª fase do Pré-Nordestão – mandantes: América-RN, Botafogo-PB, Confiança, CSA, Ferroviário-CE, Juazeirense, Santa Cruz e Vitória.

 

1ª fase do Pré-Nordestão – mandantes: Altos-PI, Floresta-CE, Globo FC, Imperatriz-MA, Jacuipense, Moto Club, Salgueiro e Treze. 

Visitantes: 4 de Julho, ASA, Bahia de Feira, Caucaia-CE, Cordino-MA, Falcon-SE, Parnahyba-PI e Retrô-PE.