Por que Alexandre Cavalcanti renunciou à presidência do Botafogo-PB?

Alexandre Cavalcanti já assinou a carta de renúncia, a ser encaminhada ao Conselho Deliberativo do clube, e agora é Roberto Burity quem assume a pasta. Mas, até o documento ser redigido, diversas polêmicas agitaram os bastidores do clube.

Foto: Matheus Aquino / ge

Os bastidores na Maravilha do Contorno seguem cada vez mais agitados. Depois de toda a polêmica envolvendo dirigentes do clube e jornalistas, da recente eliminação no Campeonato Paraibano Betino de 2023 e da não contratação do executivo Renan Mobarack, chegou a vez de Alexandre Cavalcanti renunciar ao cargo de presidente do Botafogo-PB. O dirigente redigiu e assinou a carta de renúncia nesta quinta-feira, que será encaminhada para o Conselho Deliberativo do clube. Agora, Roberto Burity, vice-presidente, é quem assume a pasta no Belo. O Jornal da Paraíba apresenta agora algumas das recentes polêmicas envolvendo o clube.

Carta de renúncia de Alexandre Cavalcanti

Na carta de renúncia a ser enviada ao Conselho Deliberativo, Alexandre Cavalcanti diz que foi vencido pelas circunstâncias e, por isso, deixou o comando do Botafogo-PB. Ainda no texto, o agora ex-mandatário do Alvinegro da Estrela Vermelha escreveu que, caso permanecesse no cargo, “não manteria a confiança e a tranquilidade, ora quebradas, indispensáveis ao exercício” da sua função.

Quando se ganha, muitos estão ao seu lado, quando se perde, pouquíssimos dividem e ajudam nas angústias”.

“Sinto-me esmagado e sem forças para continuar nessa árdua luta inglória”.

“Tenho certeza mesmo é que não manteria a minha própria paz”.

Nota de Alexandre Cavalcanti na íntegra

Carta de renúncia de Alexandre Cavalcanti
Foto: Divulgação / Pedro Alves

Polêmicas recentes no Botafogo-PB

Três eliminações em 2023

Quando o assunto é resultado esportivo, o 2023 do Botafogo-PB tem sido bastante negativo. Afinal, o clube foi eliminado das três competições que já disputou nesta temporada — Campeonato Paraibano, Copa do Brasil e Copa do Nordeste — e amargou a sua pior derrota em uma partida de futebol nos últimos cinco anos — 5 a 1 para o Sousa.

Terceiro treinador apenas neste ano

Leston Júnior foi anunciado como novo técnico para a disputa da Série C do Campeonato Brasileiro de 2023 na tarde de terça-feira. Mas, antes de o treinador assumir a comissão técnica do Belo, outros dois já haviam passado pelo posto e não conseguiram bons resultados no Alvinegro da Estrela Vermelha: Moisés Egert e Francisco Diá — isso sem contar Tiago Batizoco, que comandou o time em três jogos como treinador interino.

Alexandre Cavalcanti
Foto: Paulo Cavalcanti / Botafogo-PB

Polêmica envolvendo dirigentes e jornalistas

Depois da vitória do Botafogo-PB por 1 a 0 sobre o Sousa, no jogo de ida de uma das semifinais do Campeonato Paraibano Betino 2023, dirigentes do Belo agrediram profissionais da imprensa no Estádio Almeidão. Afonso Guedes — que é vice de futebol botafoguense — e o empresário Breno Morais — ex-dirigente do clube e que participa ativamente do dia a dia na Maravilha do Contorno — se excederam em suas críticas ao repórter Fábio Hermano e ao comentarista Pedro Alves, que cobriam o jogo pela Rádio CBN, e a Elialdo Silva, coordenador de esportes da Rádio Pop e presidente da Associação Paraibana dos Cronistas Esportivos (APBCE), e que também trabalhava na cobertura da partida.
dirigentes do botafogo-pb, breno morais, agressão à imprensa
Foto: Reprodução / Redes sociais

Renan Mobarack não será mais diretor executivo de futebol do Botafogo-PB

Depois de ser eliminado para o Sousa na semifinal do Campeonato Paraibano Betino, o Botafogo-PB se lançou ao mercado para contratar novos jogadores para o plantel do agora técnico Leston Júnior e priorizar o acerto com um executivo para gerenciar o futebol do time da capital. Foi então que na tarde de terça-feira o Belo anunciou Renan Mobarack para a função que estava vaga desde a saída de Francisco Sales, em agosto de 2022. No entanto, menos de 24 horas depois do anúncio, a diretoria da equipe voltou atrás, por meio de uma nota, e afirmou que o profissional não integraria mais o clube.